O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu nota técnica no final do dia de ontem (21) novo alerta para fortes chuvas na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Há risco muito alto de possibilidade de enchentes – os chamados eventos hidrológicos – devido à previsão de chuva, na forma de pancadas de intensidade moderada, associadas aos acumulados já observados neste último final de semana, castigando principalmente a cidade de São Sebastião.
O Cemaden reforça a atenção, principalmente, para o rio Paraitinga, onde o rio está em elevação, devido às chuvas observadas na bacia, e para o Litoral Norte e Baixada Santista, onde a previsão de chuvas associadas aos altos volumes de chuva observados nas últimas 48 horas, poderão surgir novas enxurradas e alagamentos generalizados.
O centro ainda considera muito alta a possibilidade de novos deslizamentos no Litoral Norte Paulista e Baixada Santista; com especial atenção para a faixa que vai do Guarujá até o sul de Ubatuba.
Os acumulados, extremamente elevados, registrados entre o último sábado e domingo, com a previsão de possibilidade de pancadas a partir da tarde de quarta-feira (22), indica a possibilidade da ocorrência de novas rupturas e deslizamentos residuais em locais onde o solo encontra-se saturado e o lençol freático elevado.
“Sugere-se atenção especial às construções localizadas sobre ou abaixo de encostas compostas por depósitos heterogêneos (tipo tálus) e onde movimentos de massa prévios ainda tenham possibilidade de reativação”, recomenda o Cemaden, por meio da nota técnica.
No Vale do Paraíba, também existe a possibilidade de deslizamentos por conta dos elevados níveis de chuva acumulados das últimas 96 horas; associado à previsão de pancadas a partir da tarde de quarta-feira (22), que podem ser suficiente para acontecer deslizamentos de terra pontuais.
*Edição: Nayara Francesco.