Cerca de 800 trabalhadores de empresa parceira da Embraer entram em greve

trabalhadores empresa sonaca greve em sjc
(Foto: Sindmetal)

Na manhã desta terça-feira (16), cerca de 800 trabalhadores da Sonaca, empresa do segmento aeronáutico de São José dos Campos, entraram em greve por tempo indeterminado. A companhia é parceira da Embraer, que compra produtos da Sonaca.

Leia mais notícias da região aqui

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, a greve aconteceu por conta das mudanças impostas pela direção da empresa no plano de saúde. Sem negociação com o Sindmetal e com os trabalhadores, a fábrica impôs o pagamento de coparticipação, que faz com que o usuário pague uma taxa a cada consulta, exame ou outro procedimento médico.

Os funcionários reclamam ainda sobre os baixos salários, pedem o fim da coparticipação e a melhora do convênio, bem como salários e direitos.

O que diz a Sonaca

Por meio de nota, a empresa Sonaca informou que o motivo da greve não tem fundamento e explicou que o novo plano de saúde entrou em vigência em outubro do ano passado, com pleno conhecimento dos funcionários. A empresa informou que a paralisação está gerando prejuízos para os empregados e tomará as providências cabíveis.

“Pesquisa interna de satisfação, feita em outubro de 2023, revelou que 75% dos trabalhadores aprovaram, de imediato, o novo plano, que hoje já atende 100% dos nossos empregados. Nova pesquisa de satisfação será feita em maio”, disse a empresa.

Além disso, informou que o pagamento de coparticipação, citado pelo sindicato, é considerado padrão em serviços dessa natureza, mas, no caso do Plano de Saúde contratado pela empresa, não se aplica em serviços de Telemedicina, internações e eventos cirúrgicos, entre outros.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS