A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou, na quarta-feira (18), que multou a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em R$ 900 mil, alegando que a companhia de água derramou esgoto no Rio Paraíba do Sul provocou alteração no nível de oxigênio de água, o que causou a morte de centenas de peixes no rio.
Leia mais notícias da região aqui.
Em comunicado emitido pela corporação, a Cetesb afirmou que a investigação teve início por causa da morte de peixes, que foi registrada entre os dias 18 e 28 de novembro, no Rio Paraíba do Sul, nos trechos do rio que cortam as cidades de São José dos Campos e Caçapava.
Durante análises, a companhia identificou “poluição hídrica decorrente do extravasamento de esgoto da Estação Elevatória de Esgotos Ressaca, e do lançamento de efluentes em desacordo com os padrões estabelecidos na legislação vigente”.
Ainda segundo a nota, a carga despejada alterou o parâmetro de oxigênio dissolvido na água, o que provocou a morte dos peixes.
Devido a isso, o órgão multou a Sabesp, da regional de São José dos Campos, em R$ 900 mil.
O Portal THMais acionou a Sabesp, que enviou uma nota informando que “recebeu a autuação nesta terça-feira (17) e está verificando o ocorrido. No momento oportuno, a Companhia prestará as informações necessárias para a elucidação dos fatos”.