Check-up salva vidas!

Ana Gabriela Caldas
Ana Gabriela Caldas
Nascida em São José dos Campos, Ana Gabriela Caldas iniciou seus estudos em Medicina aos 18 anos e logo se decidiu pela Cardiologia. Ela se formou médica em 2012, realizou dois anos de Residência em Clínica Médica para então se dedicar à especialidade escolhida na cidade de São Paulo, onde sempre estiveram os principais hospitais cardiológicos do país e congressos da área. A formação em Cardiologista foi em 2018, pelo Hospital do Coração de São Paulo (HCor), com vinculação ao corpo clínico e início de atendimentos de consultório e visitas hospitalares, entre outras funções. Ana Gabriela Foi aprovada no Título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia no mesmo ano. Logo após, optou por se especializar numa área pouco conhecida, chamada Cardiogeriatria, que une três das suas paixões: os idosos, a Cardiologia e a avaliação e o tratamento do paciente como um todo. A conclusão da Cardiogeriatria foi no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em 2019, onde continuou como médica assistente voluntária da Seção de Cardiogeriatria, auxiliando na discussão de casos e ministrando aulas para os residentes. Foi dessa forma que Ana Gabriela conheceu seu esposo, também cardiologista atuante nos mesmos hospitais. Mais informações podem ser obtidas no site draanagabrielacardio.com.br.
Check-up salva vidas!
Foto: Arquivo pessoal

Muitos pacientes, especialmente do sexo masculino, relutam em ter um acompanhamento médico adequado e regular, seja ele de qualquer especialidade. As mulheres, costumam ter maior assiduidade com sua rotina ginecológica, muitas vezes fiéis aos mesmos profissionais que delas cuidaram em suas gestações até o período da menopausa.

Já os homens costumam ter dificuldade em encontrar um especialista “para chamarem de seu”. Em parte devido aos estigmas da urologia com seu temido exame de toque retal, em parte por serem mais pragmáticos e acreditarem que só precisam buscar um profissional se estão apresentando algo inesperado, em parte por não receberem orientações adequadas sobre prevenção cardiovascular.

Costumo dizer que realizar as consultas preventivas estão para nossa saúde assim como as revisões periódicas do seu automóvel estão para o benefício da garantia. É melhor descobrir um problema ou outro e resolvê-lo ali na oficina, com um atendimento de sua confiança, do que na beira de uma estrada, chovendo, sem sinal de celular para acionar a assistência técnica.

Eu entendo que a falta de tempo seja uma das principais justificativas que as pessoas usam para não estarem em dia com o check-up, mas vou te provar como ela pode te fazer economizar tempo.

Nunca se sabe quando precisaremos de uma cirurgia, seja ela eletiva ou de urgência, como um trauma ou mesmo um câncer que pode avançar. Agora imagine que você recebeu esse diagnóstico e o cirurgião oncológico precisa de uma avaliação cardiológica pré-operatória e você não realiza um eletrocardiograma há mais de sete anos. Já imaginou a angústia de ter aquele tumor crescendo enquanto você aguarda a consulta e os exames ou o receio de precisar operar, arriscando não estar tudo bem com o coração? Além disso, estar em dia com seu check-up cardiológico garante que você pratique exercícios físicos, viaje, engravide, tudo com segurança e tranquilidade.

Talvez até agora, você que está lendo esse texto, ainda não tenha se convencido da importância, mas com certeza a empresa em que você trabalha já se convenceu. Por cinco anos atendi consultas em São Paulo e recebia muitos pacientes que trabalham em multinacionais, grandes empresas, alguns com cargos de altíssima responsabilidade. Todos eles realizavam o check-up em grandes hospitais como Albert Einstein e Sírio Libanês, por uma sugestão da própria empresa.

Isso porque, pensando em gestão, é muito mais barato proporcionar um day check-up num hospital de alto padrão, com diversos exames por ela custeados, do que um de seus funcionários apresentar um Infarto fulminante após uma reunião estressante, ou mesmo um acidente vascular cerebral, o famoso derrame, e ficar incapacitado o resto da vida. Sim, além de salvar vidas, o check-up também reduz tempo e custos. E a sua empresa já entendeu isso faz tempo.

Se você é autônomo e não possui plano de saúde custeado pela empresa onde trabalha, faça as contas você mesmo. Será que a consulta e alguns exames cardiológicos são realmente caros a ponto de não valerem a sua vida?

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS