Uma forte chuva atingiu o Vale do Paraíba no fim da tarde desta quarta-feira (4) e causou estragos em cidades da região. Caçapava, São José dos Campos e Lagoinha registraram alagamentos, quedas de árvores e falta de energia por conta da tempestade.
Leia mais notícias da região aqui
Veja os estragos causados pela chuva forte nas cidades da região:
Lagoinha
Por conta da tempestade, o volume de água que caiu da cachoeira em Lagoinha impressionou quem estava no local. Na área urbana, várias ruas e casas foram invadidas pela água. O muro de um residência chegou a desabar, mas não houve feridos.
Moradores de bairros da cidade chegaram a ficar ilhados e as ruas alagadas, com correntezas que se formavam em cruzamentos do município. O acesso a algumas regiões foi prejudicado pela lama.
O trânsito ficou interditado na Rodovia que liga Lagoinha a São Luiz do Paraitinga, onde o Rio Paraitinga subiu mais de um metro durante a tempestade.
Caçapava
O temporal também inundou alguns pontos de Caçapava. A Avenida Brasil, principal via da cidade, ficou debaixo d’água. Um homem foi flagrado boiando e arriscando a própria vida na correnteza.
Em outro ponto da avenida, duas pessoas foram flagradas usando um colchão inflável como bote e aparecem navegando pela enchente com remos improvisados.
De acordo com a Defesa Civil de Caçapava, a chuva iniciou por volta das 17h e até as 21h gerou um acumulado de 92mm, em apenas 4h. Foram registradas 13 ocorrências em oito bairros da cidade:
- Centro
- Jardim Rafael
- Vila Antônio Augusto
- Vila Resende
- Vila Menino Jesus
- Vila Perinho
- Vila Paraiso
- Chácaras Roserinha
Equipes do Trânsito e Defesa Civil, providenciaram desvios temporários de via para minimizar ondas dentro das moradias e evitar que carros fossem danificados ao enfrentar as áreas alagadas.
Até o momento, não houve relatos de desabrigados ou desalojados das moradias afetadas. No entanto, algumas pessoas perderam rack de TV e sofá, mas não houve perda de colchões, alimento ou roupas.
O Corpo de Bombeiros também foi acionado para retirar pessoas de dentro de veículo inundado na Vila Resende, chegando no local, já tinham saído.
São José dos Campos
A Defesa Civil de São José dos Campos atendeu três ocorrências na tarde de ontem (3), nas regiões norte e sul, relacionadas às chuvas que atingiram a cidade.
A maior incidência de chuva foi registrada no pluviômetro da Chácara Boa Vista, na região norte, com 107 milímetros entre a tarde e a noite. Em um dia normal de verão o volume de chuva esperado é entre 25 e 30 milímetros.
Apesar dos transtornos, nenhuma família precisou desocupar seus imóveis e as ocorrências não deixaram desabrigados ou desalojados, também não houve vítimas. A estrada municipal Juca de Carvalho, na região norte, registrou um ponto de alagamento e a via foi liberada ainda na noite de ontem.
Também foram registradas ocorrências de falta de energia em São José dos Campos. A EDP informou que até o momento, foram registradas no município cerca de 50 ocorrências relacionadas à chuva, principalmente nos bairros São Dimas, Vila Betânia e Vila Ema. As equipes foram reforçadas para o atendimento dos estragos.
Os principais reparos estão relacionados à queda de galhos, árvores e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, que demandam maior tempo de trabalho das equipes por conta da complexidade.
A Defesa Civil reforça que ao detectar alguma situação de risco, como rachaduras em paredes, trincas em barrancos, postes ou árvores inclinados, blocos de rocha soltos ou instáveis e água vazando do solo, a população deve entrar em contato com o órgão pelo telefone 190 (24h por dia).