RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Começo de ano deve ser de chuva e instabilidade climática na região

Passagem de frentes frias deve afastar o calor e aumentar o risco de chuvas fortes; Os termômetros variam entre 29°C e 33°C.

Defesa Civil do Estado de São Paulo
Defesa Civil do Estado de São Paulo emite alerta de mudança climática



A Defesa Civil do  Estado de São Paulo emitiu um alerta na manhã desta quarta-feira (31), para mudanças significativas das condições climáticas em toda a região do Vale do Paraíba e Litoral Norte.  De acordo com o boletim emitido, o calor extremo dará lugar a instabilidade e chuvas persistentes. Os termômetros devem variar entre 29°C e 33°C.

Leia mais notícias da região aqui.

No último dia do ano, a combinação entre calor e umidade aumenta o risco para pancadas de chuva isoladas, que podem ocorrer de forma moderada a forte, acompanhadas por raios e rajadas de vento. Para os primeiros dias de janeiro, a passagem lenta de uma frente fria pelo oceano, somada ao transporte de umidade da região Amazônica deve intensificar a instabilidade, elevando o risco para chuva forte e temporais em diversas regiões. Além disso, haverá uma redução gradual das temperaturas.

Na quinta-feira (1), o sol aparece entre variação de nuvens, com previsão de pancadas de chuva a partir da tarde. Na sexta-feira (2), uma nova frente fria avança pela costa paulista, o que vai favorecer o tempo nublado e a grande probabilidade de pancadas de chuva. Há risco de alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de árvores.

Orientações à população

A Defesa Civil orienta a população a redobrar a atenção durante o período de Ano Novo, especialmente em caso de chuva forte. Motoristas devem evitar áreas alagadas, reduzir a velocidade, manter distância segura entre veículos e parar em local seguro em situações de baixa visibilidade. Também é recomendado acompanhar as condições do tempo e das rodovias antes da viagem.

Quem estiver na praia deve evitar a faixa de areia e o mar durante temporais, além de buscar abrigo seguro e sair da água em caso de raios. Já em chácaras, sítios ou áreas com piscina, a orientação é sair imediatamente da água, evitar áreas abertas, árvores, postes e estruturas metálicas, suspendendo atividades ao ar livre durante tempestades.

Siga o perfil do THMais Vale no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.