Consignado para trabalhadores entra em vigor nesta sexta-feira (21)

A nova modalidade de crédito financeiro para trabalhadores entrou em vigor nesta sexta-feira (21). A novidade oferece a oportunidade de empréstimo mais barato para cerca de 47 milhões de profissionais, incluindo empregados da iniciativa privada com carteira assinada, empregados domésticos, trabalhadores rurais e contratados por microempreendedores individuais (MEI).

De acordo com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho o consignado permite juros mais baixos que os empréstimos bancários e também não pode comprometer mais de 35% do salário do requerente.

Leia mais notícias da região aqui

Para ter acesso à ferramenta financeira, o trabalhador precisa acessar a página da carteira digital de trabalho digital, e solicitar a proposta de crédito. De acordo com o Governo Federal, ao menos 10 milhões de simulações de empréstimo já haviam sido realizadas até as 13h45 desta sexta-feira(21).

Após solicitar a sugestão de empréstimo, o trabalhador recebe as ofertas em até 24 horas, para que possa analisar e aprovar a opção que mais se adequa às suas necessidades. Vale destacar que trabalhadores que já possuem outro consignado ativo, podem migrar para a nova modalidade a partir do dia 25 de abril e entre bancos diferentes, a partir do dia 6 de junho.

Em caso de demissão, o valor devido será descontado diretamente da rescisão do trabalhador, não superando o limite máximo de até 10% do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), além de 100% da multa rescisória. Se os valores descontados não forem suficientes para a quitação do débito, o pagamento das parcelas é interrompido e só retorna quando o trabalhador conseguir outro emprego no regime CLT.

*Texto de Letícia Silva, supervisionado por Gabriela Leite

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS