Conta de luz pode ficar mais cara no calor; veja como economizar

conta de luz calor

(Foto: Reprodução/Youtube)

Com a chegada do calor, o uso de eletrodomésticos como ventilador, ar condicionado, geladeira, freezer e refrigeradores aumentam, refletindo no aumento do consumo de energia elétrica. De acordo com a EDP, a utilização desses equipamentos pode subir de 20 a 30% o valor da conta de luz.

Leia mais notícias da região aqui

Isso acontece porque, entre outros fatores, os aparelhos precisam consumir mais energia para manter o mesmo desempenho comparado com épocas de temperaturas mais amenas.

Uma maneira de controlar os gastos é conferir o histórico de contas e realizar comparações para identificar os meses de maior consumo de energia.

O programa Hora do Vale de hoje passou algumas dicas de como economizar, pelo menos um pouco, nestes dias mais quentes. Assista:

Confira dicas da EDP para economizar na conta de luz:

– Os ventiladores de teto são a forma mais em conta para arejar um ambiente. Quando utilizados na velocidade média podem consumir até 11 vezes menos que um ar-condicionado. Mas cuidado, um número excessivo de aparelhos ligados pode elevar consideravelmente sua conta;

– Com o calor, hábitos do inverno devem ser deixados de lado. O chuveiro deve estar na posição “verão” ou, preferencialmente, desligado.

– Desligue da tomada os equipamentos que usa esporadicamente. Sempre que deixar um ambiente, desligue a luz e faça uso da luz natural, abrindo bem janelas e cortinas;

– A geladeira corresponde em média a 30% do consumo total de uma casa. Antes de abrir a geladeira pense no que precisa, ou seja, diminua o tempo em que a porta ficará aberta.

– A geladeira deve ficar longe de locais quentes, como próximo de locais que pegam sol ou do fogão. Não seque roupas atrás da geladeira e não guarde alimentos muito quentes. Faça sempre o degelo;

– Recomenda-se que geladeiras e refrigeradores sejam instalados afastados da parede em pelo menos 10 cm. Além disso, verifique as vedações de borracha da porta, para evitar entrada de calor externo.

– Com relação ao televisor é importante não deixar o aparelho ligado sem ninguém assistindo, assim como outros eletroeletrônicos que devem ser retirados da tomada.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember meLost your password?

Lost Password