Desde 1999, a Pantone, instituto considerado autoridade em cores no mundo, elege um tom que será conhecido como a “Cor do Ano”. Em 2023, a cor escolhida foi a “Viva Magenta 18-1750″. De acordo com a Pantone, o tom é “enraizado na natureza e descende da família dos tons vermelhos”.
Leia mais notícias no portal da TV Thathi SBT
Para quem acompanha um pouco sobre o mundo da moda, já pode reparar nas passarelas ou até mesmo nas ruas, looks com essa cor. Além de sabermos mais sobre a Pantone e como é feito o processo de escolha da “Cor do Ano”, conversamos com uma especialista em coloração pessoal para saber como utilizar e combinar a “Viva Magenta” no dia-a-dia.
“Viva Magenta”
Segundo a diretora-executiva da Pantone, a cor “Viva Magenta” descende da família dos tintos e foi criada inspirada no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos do mundo, pertencendo à família dos corantes naturais, sendo um dos mais fortes e brilhantes que existem no mundo.
Essa cor pulsante transmite coragem, alegria e otimismo. Nesta era repleta de tecnologia, a Pantone procurou se inspirar na natureza e naquilo que é real.
Como combinar e utilizar a “Viva Magenta”?
A consultora de estilo Leila Sales explica como podemos combinar e utilizar a “Viva Magenta” no dia-a-dia. Para iniciantes nas combinações de cores, a melhor forma de usar a “Cor do Ano” é combinar com cores análogas do círculo cromático, como o roxo, rosa, tons de vermelho e laranja. “Transmitirá criatividade e elegância, com certeza!”, disse Leila.
Para quem gosta de ousar mais nas cores, a consultora fala para a mulherada arriscar na combinação complementar, com cores opostas, neste caso, o verde, para deixar o look mais moderno e ousado com a “Viva Magenta”.
“Arrisque num verde mais profundo e opaco que trará elegância e elevará a autoestima”, explica Leila Sales.
Já para as fashionistas, Leila explica que a “Cor do Ano” pode ser combinada com três cores. “Que tal arriscar nessa proposta intermediaria e adicionar o laranja na bolsa, sapato ou outro acessório? Com certeza não passará despercebida”, finaliza a consultora de estilo.
Qual é a importância de fazer a coloração pessoal?
Se você ainda não sabe quais cores ficam melhor para o tom da sua pele, a consultora de estilo contou que a coloração pessoal é muito importante para valorizar nossa imagem. “Nada melhor do que colocar a cor certa para ficar ainda mais bonita”, disse.
“A paleta certa acende a pele, olhar, disfarça imperfeições e ainda rejuvenesce! Se você ainda não fez, já busque uma consultora para descobrir suas cores!”, complementou Leila Sales.
Mas afinal, o que é a Pantone?
A PANTONE®, foi criada pela Pantone Inc. que está sediada em Nova Jersey, nos Estados Unidos. A marca é conhecida pelos seus sistemas e tecnologias de ponta criados para os processos que envolvem cores. O nome PANTONE® é conhecido mundialmente como a linguagem padrão para a comunicação precisa em todas as fases do processo de gerenciamento de cores, desde o designer até o fabricante, desde o revendedor e até o consumidor, em várias indústrias.
Como a cor é escolhida?
Para chegar à conclusão da escolha a cada ano, um time global de experts em cores do Pantone Color Institute busca e filtra novas influências e cores ao redor do mundo. Isto pode incluir pesquisar a indústria do entretenimento, arte, moda, todas as áreas do design, tecnologia, mídias sociais e eventos esportivos. Ou seja, qualquer coisa e todas as coisas que acontecem em nossa cultura durante o ano todo podem influenciar a escolha da Cor do Ano Pantone.
Após o tom ser escolhido pela Pantone, é certo que veremos a cor em todas as áreas do design e será reverbera pelo mundo todo.
*Edição: Nayara Francesco