Corpus Christi: Fiéis enfeitam ruas de São José para celebrar o feriado católico

Corpus Christi: Fiéis enfeitam ruas de São José para celebrar o feriado católico
(Foto: Pedro Coralia/TV THATHI SBT)

Nesta quinta-feira (30), a Igreja Católica comemora o Dia de Corpus Christi. Fiéis da região enfeitam as ruas da cidade com tapetes coloridos para a tradicional procissão que celebra o Corpo e o Sangue de Cristo.

Leia mais notícias da região aqui

Em São José dos Campos, cerca de 350 voluntários preparem os tapetes com areia colorida e depois participam da procissão e da missa na Paróquia Coração de Jesus, na zona sul da cidade.

Veja fotos da celebração:

Origem do Dia de Corpus Christi

De acordo com o Santuário Nacional de Aparecida, a festa acontece todos os anos na quinta-feira que procede o domingo em que se celebra Solenidade da Santíssima Trindade. A palavra “Corpus Christi”, vem da língua latina e tem como significado: Corpo de Cristo.

Esta celebração teve sua origem na Bélgica, no ano de 1243, na cidade de Liège. Uma freira agostiana, de nome Juliana de Cornion, teve revelações espirituais de Jesus, e, em suas visões, Cristo solicitava à Igreja uma festa em honra ao Santíssimo Sacramento.

Mas foi somente vinte e um anos depois que o Papa Urbano IV, testemunhou o Milagre Eucarístico de Bolsena, quando sangue jorrou da hóstia consagrada durante a missa, manchando o corporal, um tecido utilizado sobre o altar, e a própria pedra do altar da cripta de Santa Cristina, onde a Eucaristia era celebrada.

Ao ver essas manchas de sangue nos objetos litúrgicos, o papa se ajoelhou e exclamou: “Corpus Christi”. Ele então conduziu uma procissão pública com o Santíssimo até a Catedral de Orvieto, onde a pedra do altar permanece exposta até hoje. O corporal também está preservado na Catedral de Orvieto, ambos exibindo as marcas das gotas de sangue.

Já a procissão de Corpus Christi adotada no Brasil veio de Portugal e carrega um estilo popular muito característico. A solenidade tomou grandes proporções, tornou-se feriado nacional e as paróquias se dedicam em imensas obras de arte que são os tapetes confeccionados artesanalmente cobrindo ruas e avenidas das cidades para que a procissão com o Santíssimo Sacramento possa passar.

A data é a única em que o Santíssimo Sacramento sai de dentro das igrejas em procissão por vias públicas. Por isso, os fiéis costumam preparar tapetes com figuras religiosas por onde a Eucaristia irá passar, tornando Corpus Christi uma das celebrações mais conhecidas do calendário católico.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS