Os trabalhadores da Embraer, em São José dos Campos, participam na tarde desta quarta-feira (17) de uma nova assembleia, convocada pelo Sindicato dos Metalúrgicos, para avaliar a última proposta apresentada pela empresa. A votação está marcada para 15h, na portaria principal da fábrica localizada na Avenida Faria Lima, com a presença de funcionários do primeiro e segundo turnos.
Leia mais notícias da região aqui.
A nova rodada de deliberação acontece horas após o início de uma greve por tempo indeterminado, aprovada pela categoria no começo da manhã. O movimento é uma resposta à proposta anterior da empresa, considerada insuficiente pelos trabalhadores.
Entre as principais reivindicações estão:
- Reajuste salarial de 11%
- Pagamento de um benefício de R$ 1 mil
- Manutenção dos direitos previstos na convenção coletiva

O ponto mais sensível nas negociações, segundo o sindicato, é a estabilidade no emprego para trabalhadores lesionados. A categoria luta para garantir os mesmos termos da convenção anterior, assinada em 2017, que previa estabilidade até a aposentadoria. A proposta atual da Embraer, no entanto, limita a estabilidade a 21 meses em caso de doença ocupacional e 60 meses para acidentes de trabalho.
A nova proposta enviada à categoria, divulgada pela Fiesp — que representa o setor patronal nas negociações — inclui:
- Reajuste salarial de 5,5%, percentual acima da inflação
- Aumento de 12,5% no vale-alimentação, para colaboradores com salários de até R$ 11 mil
Em nota, a Embraer afirmou que respeita os direitos dos colaboradores e demonstrou surpresa com a paralisação. A empresa também criticou o que chamou de tentativa de cerceamento do “direito de ir e vir” na unidade Ozires Silva e ressaltou que as negociações seguem em andamento junto à Fiesp.
O sindicato, por sua vez, classifica a proposta patronal como um retrocesso e afirma que o movimento grevista pode continuar caso não haja avanço significativo.
A expectativa é de que a decisão tomada na assembleia desta tarde defina os próximos passos da mobilização.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



