RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Calor, abafamento e risco de temporais: veja a previsão do tempo para o fim de semana na região

INPE prevê sensação térmica elevada, retorno da umidade e pancadas de chuva típicas de verão entre sexta (12) e domingo (14).

O monitoramento das condições climáticas permanece em tempo real, e novos alertas poderão ser enviados caso a situação persista | Foto: Governo de SP
Foto: Divulgação

A região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira deve ter um fim de semana dominado pelo calor e pelo retorno da umidade, trazendo de volta as pancadas de chuva típicas do verão. As informações são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Leia mais notícias da região aqui.

Após uma quinta-feira (11) marcada por umidade relativa anormalmente baixa — variando entre 25% e 30% em diversas cidades do Vale — a atmosfera volta a ficar mais instável, elevando o risco de temporais entre a tarde e a noite dos próximos dias.

A sexta (12) começa com temperaturas mínimas ligeiramente mais baixas devido ao ar seco da madrugada, mas o calor se intensifica rapidamente. As máximas devem alcançar entre 30°C e 32°C no Vale do Paraíba, 22°C a 24°C na Serra da Mantiqueira e até 34°C no Litoral Norte.

Com a chegada de ar quente e úmido, a previsão indica pancadas de chuva localizadas, com possibilidade de tempestades severas, raios, rajadas de vento e granizo em pontos isolados.

No sábado (13), a atuação de um cavado atmosférico aumenta a instabilidade e deixa o dia mais nublado e abafado. A chuva pode ocorrer em vários períodos, com maior concentração à tarde, enquanto as mínimas sobem para a casa dos 20°C a 22°C em boa parte do Vale. Mesmo com o predomínio de nuvens, as temperaturas seguem elevadas.

O domingo (14) mantém o padrão típico de verão, com calor, sensação de abafamento e pancadas de chuva irregulares entre a tarde e a noite. O INPE também alerta que, a partir da próxima terça (16), a aproximação de um sistema frontal oceânico combinado ao calor pode favorecer chuvas mais volumosas, especialmente no Litoral Norte e em áreas do Vale, com acumulados que podem superar 40 a 50 mm em alguns pontos.

As recomendações incluem evitar áreas de risco durante temporais, atenção às descargas elétricas e possíveis quedas de granizo e redobrar o cuidado em trechos de serra, além de acompanhar as atualizações em curto prazo devido à variabilidade típica da estação.

Siga o perfil do THMais Vale no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS