RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Câmara de São José aprova programa para facilitar pagamento de dívidas com o município

Medida proposta pelo prefeito Anderson Farias prevê descontos em juros e multas para contribuintes que regularizarem débitos até novembro de 2025.

STF suspende liminar e amplia prazo para Prefeitura de São José resolver situação de mais de 450 cargos comissionados
Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Os vereadores de São José dos Campos aprovaram por unanimidade, na tarde desta quinta-feira (23), o projeto de lei complementar do prefeito Anderson Farias (PSD) que cria o Programa de Incentivo ao Pagamento de Créditos Tributários e Não Tributários. A medida tem como objetivo facilitar a quitação de dívidas com o município, oferecendo descontos em juros, multas e atualização monetária.

Leia mais notícias da região aqui.

De acordo com o texto aprovado, o programa permitirá que pessoas físicas e jurídicas regularizem débitos vencidos até 30 de setembro de 2025, estejam eles inscritos ou não em dívida ativa. A adesão poderá ser feita até 30 de novembro de 2025, com possibilidade de prorrogação única de até 30 dias, por decreto, caso haja interesse público.

A proposta estabelece duas formas de adesão: pagamento à vista, com descontos maiores sobre juros e multas, e parcelamento, reparcelamento ou re-reparcelamento, com reduções proporcionais.

Os percentuais e prazos exatos constam em tabelas anexas ao projeto. Segundo o texto, os maiores abatimentos serão concedidos aos contribuintes que quitarem integralmente o valor devido.

Os descontos incidirão sobre a atualização monetária, os juros de mora e a multa de mora, permitindo que cada contribuinte escolha a modalidade de pagamento mais vantajosa. No entanto, o programa não inclui o ISSQN devido por tomadores de serviços nem as multas de trânsito previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

Na justificativa enviada à Câmara, o prefeito Anderson Farias afirmou que o programa busca incentivar a regularização fiscal e reduzir a judicialização de cobranças, contribuindo para o equilíbrio financeiro do município. “A proposta é uma medida responsável, que alia equilíbrio das contas públicas à promoção do desenvolvimento”, destacou o prefeito.

Para participar do programa, o contribuinte precisará assinar um termo de confissão de dívida, reconhecendo o débito e desistindo de eventuais ações judiciais ou recursos administrativos sobre o valor devido. Quem deixar de pagar três parcelas consecutivas ou alternadas, ou permanecer inadimplente por mais de 90 dias, será excluído automaticamente do programa, com retomada integral das cobranças e acréscimos legais.

Siga o perfil do THMais Vale no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS