As fortes chuvas que atingiram o Vale do Paraíba e o Litoral Norte na quarta-feira (18) causaram transtornos e danos estruturais. Segundo a Defesa Civil do Estado, Taubaté e Ubatuba foram as cidades mais afetadas pelas precipitações e rajadas de vento.
Leia mais notícias da região aqui.
Em Taubaté, o temporal começou por volta das 18h de quarta-feira (18). A força do vento provocou a queda de 31 árvores em diversos bairros, como Vila São José, Santa Luzia, Centro e Jardim Mourisco.
A ventania também causou o destelhamento de um imóvel no Residencial Santa Izabel. De acordo com o relatório oficial, a queda de telhas acabou atingindo e danificando veículos oficiais que estavam estacionados no local.
Houve ainda o colapso da estrutura metálica da Escola Municipal Professor Cláudio César Guilherme de Toledo, no Jardim Mourisco. Uma quadra na Rua Francisco Davi de Oliveira também teve a estrutura comprometida.

Em três residências de Taubaté, o fornecimento de energia elétrica precisou ser interrompido temporariamente. A medida ocorreu após árvores caírem sobre a fiação, mas não houve registro de vítimas ou desabrigados na cidade.

Já em Ubatuba, a chuva intensa de 59mm no bairro Ipiranguinha causou o rompimento de um muro de divisa por volta das 13h32 de quarta. A pressão da água em uma área de aclive provocou o incidente.
Após vistoria técnica, a Defesa Civil interditou preventivamente três imóveis adjacentes. Ao todo, quatro pessoas ficaram desalojadas e foram encaminhadas para casas de parentes.
O órgão informou que uma obra irregular de ampliação em um dos imóveis pode ter contribuído para o agravamento da situação. Um relatório será enviado à secretaria competente para as providências necessárias.
Ubatuba liderou os índices de acumulados de chuva no estado nas últimas 24 horas, com registros de 59mm no Ipiranguinha e 47mm no Centro. Taubaté registrou 24mm no posto da Polícia Militar e 17mm na área central.
Outras cidades da região também registraram acumulados significativos, como Lavrinhas (39mm), Redenção da Serra (26mm) e Lorena (19mm). Apesar do volume de água, não houve feridos nestas localidades.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



