A Defesa Civil do Estado de São Paulo acionou um gabinete de crise presencial no domingo (8) para monitorar os efeitos das chuvas intensas. O alerta é válido até esta segunda-feira (9).
Leia mais notícias da região aqui.
Em São José dos Campos, a situação é crítica com o registro de 156 pessoas desalojadas. O município contabilizou quedas de árvores, quedas de barreira e a abertura de uma cratera no Jardim Imperial, mobilizando equipes de assistência social e engenharia.
No Litoral Norte, Ubatuba registrou 129 mm nas últimas 24 horas, o que representa 72,5% do volume esperado para todo o mês de fevereiro. A cidade teve pontos de alagamento e deslizamentos, assim como São Sebastião, que registrou 119 mm de precipitação.
Em São Luís do Paraitinga, a Defesa Civil atualizou os danos para incluir uma residência afetada por deslizamento de terra, além de alagamentos e a interdição parcial de uma via. Já em Caraguatatuba, o acumulado chegou a 103 mm e a cidade segue em monitoramento constante.
Na Serra da Mantiqueira, o município de Cunha registrou o extravasamento de um córrego e pontos de alagamento que atingiram cinco residências. Apesar dos danos materiais nas cidades da região, não houve registro de vítimas ou desabrigados nestas localidades até o momento.
O gabinete de crise segue operando no Palácio dos Bandeirantes com representantes de concessionárias de serviços essenciais e do DER. O objetivo é agilizar o atendimento em rodovias e garantir o fornecimento de água e energia nas áreas mais atingidas.
A orientação é para que a população evite áreas de encostas e margens de rios. Sinais como rachaduras no solo ou inclinação de postes devem ser reportados imediatamente à Defesa Civil pelo telefone 199 ou ao Corpo de Bombeiros pelo 193.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



