As fortes chuvas que atingem o Litoral Norte de São Paulo provocaram alagamentos, deslizamentos de terra, interdições de vias e duas mortes em Ilhabela, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil. As ocorrências foram registradas nesta terça-feira (16) em São Sebastião e Ilhabela, onde as equipes seguem mobilizadas para atendimento à população e monitoramento das áreas de risco.
Leia mais notícias da região aqui.
Em São Sebastião, foram registrados pontos de alagamento em vias públicas nos bairros Toque-Toque Pequeno, Maresias e na região Central. As equipes da Defesa Civil permanecem em campo acompanhando a situação, com atenção especial às áreas suscetíveis a escorregamentos.
Um boletim do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) aponta alto risco para deslizamentos de terra no município. Os maiores volumes de chuva desde o meio da tarde foram registrados na Costa Sul, principalmente em Toque-Toque Pequeno, com 30 milímetros em uma hora e 142 milímetros em 24 horas. Em Paúba, o acumulado chegou a 25 milímetros em uma hora e 131 milímetros em 24 horas, enquanto Maresias registrou 26 milímetros em uma hora e 96 milímetros em 24 horas.
Diante do cenário, a Prefeitura de São Sebastião colocou em ação o Plano de Contingência Municipal, com a abertura de um Ponto Seguro no bairro Topolândia, na região central. O espaço está disponível para moradores dos bairros Topolândia, Itatinga e Olaria que não se sintam seguros em permanecer em casa. Outras secretarias municipais estão de prontidão para abertura de abrigos, caso necessário.
Em Ilhabela, a Defesa Civil confirmou duas mortes relacionadas às chuvas. No bairro Barra Velha, um muro de divisa cedeu e atingiu uma residência. Um morador foi soterrado ao sair para fechar o portão e foi encontrado sem vida. O imóvel atingido foi vistoriado e interditado devido ao comprometimento estrutural. Além disso, dois imóveis vizinhos foram interditados preventivamente, deixando uma família desalojada, acolhida por parentes, e outra desabrigada, encaminhada para abrigo da Prefeitura.
O segundo óbito foi registrado na Avenida Faria Lima, no bairro Água Branca, após a elevação repentina das águas de uma cachoeira. A forte correnteza arrancou um deck nos fundos de uma residência e arrastou o morador que estava sobre a estrutura. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros realizaram buscas, e a morte foi confirmada no local.
Ainda em Ilhabela, uma queda de talude associada à queda de árvore na Estrada do Parque Casteliano atingiu a fiação elétrica e provocou a interdição total da via. A concessionária de energia foi acionada para os trabalhos de remoção e limpeza. Não houve interrupção no fornecimento de energia elétrica.
A previsão indica a continuidade das chuvas fortes ao longo da noite e da madrugada, o que pode agravar o risco de novos deslizamentos. As equipes da Defesa Civil seguem em campo auxiliando moradores, avaliando danos e reforçando as orientações de segurança à população.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



