Conta de luz deve ficar mais barata na região a partir de janeiro de 2026, confirma Aneel

Com a bandeira verde em vigor em janeiro, o consumidor pagará apenas pelo consumo, sem taxas adicionais na conta de luz.

Consumidor pagará R$ 4,46 extras a cada 100 KWh consumidos | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A conta de luz dos brasileiros ficará mais barata em janeiro de 2026. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que o mês começará com a bandeira tarifária verde, o que significa ausência de cobrança extra na fatura de energia elétrica.

Leia mais notícias da região aqui.

Segundo a Aneel, a decisão foi tomada porque o Sistema Elétrico Nacional opera em condições favoráveis. Apesar de o início do período chuvoso ter registrado volumes abaixo da média em algumas regiões, as chuvas ocorridas em novembro e dezembro foram suficientes para manter os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis estáveis.

Com esse cenário, há menor necessidade de acionamento das usinas termelétricas, que produzem energia mais cara e impactam diretamente o valor da conta de luz.

“Em janeiro, o uso das termelétricas será menor, o que evita custos adicionais para o consumidor”, informou a agência.

Em dezembro, a Aneel já havia reduzido o valor da fatura ao substituir a bandeira vermelha patamar 1 pela bandeira amarela, diminuindo o acréscimo cobrado. Agora, com a bandeira verde, não haverá qualquer valor adicional por consumo de energia elétrica.

O Ministério de Minas e Energia destacou que a bandeira verde indica um cenário de segurança no fornecimento de energia. Além de aliviar o bolso do consumidor, a medida também contribui para a redução da emissão de poluentes, já que diminui o uso de usinas movidas a combustíveis fósseis.

Como funciona o sistema de bandeiras tarifárias

Criado para informar os consumidores sobre o custo da geração de energia no país, o sistema funciona da seguinte forma:

  • Bandeira verde: não há cobrança extra;
  • Bandeira amarela ou vermelha: há acréscimo na conta a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Com a bandeira verde em vigor em janeiro, o consumidor pagará apenas pelo consumo, sem taxas adicionais na conta de luz.

Siga o perfil do THMais Vale no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS