RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Curadoria da FLIM abandona evento após cancelamento da participação de Milly Lacombe em São José

Curadoria da FLIM abandona evento após cancelamento da participação de Milly Lacombe em São José
Foto: Reprodução

A equipe de curadoria da 11ª edição da Festa Lítero Musical (FLIM), em São José dos Campos, anunciou na noite de terça-feira (16) que está se retirando do evento em protesto contra o cancelamento da participação da jornalista Milly Lacombe.

Leia mais notícias da região aqui.

A decisão foi tomada após a Prefeitura determinar a exclusão da convidada, em reação à repercussão de declarações feitas por ela em um podcast no fim de julho – entenda abaixo. O anúncio do cancelamento da atração foi feito através das redes sociais do prefeito Anderson Farias, na manhã de terça.

Em nota, o coletivo curatorial afirmou que está se retirando da organização do evento após mais de um ano de trabalho dedicado à construção da programação. As curadoras alegam que a retirada de Milly Lacombe foi uma medida arbitrária e que a decisão da Prefeitura fere os princípios de liberdade de expressão, escuta e pensamento crítico que nortearam a concepção da festa literária.

O grupo destacou ainda que a proposta desta edição da FLIM girava em torno do tema “Eu sou porque nós somos”, e que a interferência política contradiz diretamente os valores propostos. A nota é assinada pelas curadoras Alice Penna e Costa, Bianca Mantovani e Tania Rivitti, além da assistente de curadoria Bruna Fernanda.

A FLIM é organizada pela Associação para o Fomento da Arte e da Cultura (AFAC), que também se manifestou sobre o caso. Em nota, a associação afirmou que respeita a decisão da curadoria e que seguirá com a realização do evento. A entidade também disse que reforça a “participação da FLIM como agente de fomento à cultura, à economia criativa e à promoção da literatura e da música”.

A participação de Milly Lacombe foi cancelada após viralizar nas redes sociais um trecho de sua fala no podcast “Louva a Deusa”, no qual a jornalista critica o conceito de família tradicional. O conteúdo gerou críticas de parlamentares aliados ao governo municipal, que cobraram publicamente uma resposta da administração e dos patrocinadores da FLIM.

Veja o trecho abaixo:

Vídeo: Reprodução

Na manhã de terça (16), o prefeito Anderson Farias divulgou uma nota nas redes sociais em que confirma a decisão de cancelar a presença de Milly Lacombe. Ele afirmou que não admite a participação de pessoas com esse tipo de posicionamento em eventos públicos da cidade, e declarou que a cultura em São José “não é e nunca será palco político-ideológico”.

Foto: Reprodução

Por causa do ocorrido, outros escritores anunciaram suas saídas da programação da feira: Bianca Mantovani, Christian Dunker, Christiano Aguiar, Helena Silvestre, Jéssica Anitelli, Júlio Pimentel Pinto, Maria Carolina Casati (Encruzilinhas), Micheliny Verunschk. Noemi Jaffe, Tania Rivitti e Xico Sá, que participaria da mesa de abertura do evento, assim como Milly Lacombe.

Foto: Reprodução

A AFAC confirmou o cancelamento da jornalista e disse que a decisão foi tomada “em comum acordo com a convidada”, com o objetivo de “preservar a integridade de todos os envolvidos”. Já a Prefeitura de São José dos Campos não quis se manifestar sobre a saída da equipe curatorial.

Através de um vídeo publicado em suas redes sociais, Milly Lacombe contou que sofreu ameaças de extremistas e que participar do evento seria um risco para a segurança dela.

“Eu ia para a feira fazer uma mesa muito linda, o tema era nós e o outro, ia ser, sem dúvida nenhuma, um debate muito rico, com o Cuti e o Xico Sá, meus amigos, dois escritores sensacionais. Mas um trecho de uma entrevista que eu dei para um podcast que eu gosto muito, foi, viralizou, ele foi manipulado, tirado de contexto, fizeram de um tudo com ele para que esse vídeo servisse à fúria, ao ódio da extrema-direita. Ele foi circular lá por outras bandas e aí a minha participação na feira passou a ser um risco à minha segurança”, declarou Milly.

Siga o perfil do THMais Vale no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS