O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um investimento de R$ 405,3 milhões (US$ 74,9 milhões) na Eve, empresa responsável pelo desenvolvimento do veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, conhecido como eVTOL ou “carro voador”.
Leia mais notícias da região aqui.
O aporte tem como objetivo fortalecer a estrutura de capital da empresa e apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento essenciais para o plano de negócios da Eve. O veículo é produzido em Taubaté, e incorpora tecnologias como propulsão elétrica, sistemas autônomos e conectividade, além de software próprio para gestão de tráfego aéreo urbano.
Em junho deste ano, a Eve firmou acordo com empresas internacionais para a venda de 50 unidades do carro voador e apresentou o protótipo em escala real na Paris Air Show, um dos principais eventos de aviação do mundo. O modelo possui estrutura semelhante à de um helicóptero e combina cores preta e azul-turquesa.
A empresa prevê iniciar as entregas dos eVTOLs em 2027, mesmo ano em que pretende começar as operações comerciais, após a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Atualmente, cerca de 3 mil unidades já foram encomendadas. A previsão inicial de início das operações era 2026, mas foi adiada para 2027.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



