O cientista Ricardo Galvão, ex-diretor do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais), em São José dos Campos, vai assumir a vaga deixada por Guilherme Boulos (PSOL) na Câmara dos Deputados. A informação foi confirmada pelo próprio Galvão ao Portal THMais nesta quinta-feira (23).
Leia mais notícias da região aqui.
A cadeira foi aberta após Boulos ser nomeado por Lula para comandar a Secretaria-Geral da Presidência da República. Por telefone, Ricardo disse à reportagem que deve ir para Brasília na tarde de sexta-feira (24) para oficializar sua nomenclatura ao cargo.
Atualmente presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o político tem 77 anos e é natural de Itajubá-MG. Engenheiro de telecomunicações formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), fez mestrado na Unicamp e doutorado em Física de Plasmas pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.
O cientista ganhou projeção nacional em 2019, quando, como diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, enfrentou o então presidente Jair Bolsonaro (PL) ao defender os dados sobre o desmatamento na Amazônia. Na época, Bolsonaro afirmou que os números divulgados pelo órgão eram “mentirosos”, e Galvão rebateu publicamente a crítica. Pouco tempo depois, foi demitido do cargo.
Em 2023, ele foi nomeado por Lula para chefiar o CNPq, com o objetivo de reconstruir o orçamento da ciência e tecnologia após anos de cortes e estagnação.
Nas eleições de 2022, Ricardo Galvão recebeu 40.356 votos, ficando como terceiro suplente da federação Rede-PSOL por São Paulo.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



