A Prefeitura de São José dos Campos liberou, na manhã de domingo (15), o retorno de 34 famílias aos seus apartamentos em um edifício no Jardim Imperial, na região sul da cidade. O imóvel estava interditado desde o último dia 7, quando o rompimento de uma galeria de águas pluviais causou uma erosão ao lado da estrutura.
Leia mais notícias da região aqui.
A liberação ocorreu após a conclusão da primeira etapa das obras emergenciais, que garantiu a estabilização da área e a segurança estrutural do prédio. De acordo com a administração municipal, todas as unidades passaram por vistoria e tiveram o restabelecimento dos serviços de água, energia elétrica, gás e esgoto.
O problema na Rua Felisbina de Souza Machado foi causado pela corrosão de um tubo metálico da rede de drenagem, o que provocou o afundamento do solo. Ao todo, 156 pessoas precisaram deixar suas residências na semana passada devido ao risco de novos deslizamentos.
Veja um vídeo que mostra a abertura da cratera:
Apesar da liberação do prédio, quatro casas vizinhas continuam interditadas pela Defesa Civil. As famílias que residem nesses imóveis devem permanecer em casas de familiares até que as próximas fases da obra.
A intervenção, realizada pela Urbam, entra agora em novas etapas técnicas. O cronograma inclui a sondagem do solo, o preenchimento de vazios internos para interromper o processo erosivo e a execução de uma nova galeria de águas pluviais, que será instalada paralelamente à estrutura antiga.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



