A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) vai iniciar, na primeira quinzena de dezembro, uma dragagem inédita no berço de atracação da travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela. A intervenção tem como objetivo restabelecer a profundidade ideal para a navegação, garantindo maior previsibilidade, segurança e regularidade no atendimento aos usuários.
Leia mais notícias da região aqui.
Com investimento estimado em R$ 6,4 milhões, a obra abrangerá uma área de cerca de 20 mil metros quadrados e prevê a retirada de aproximadamente 22 mil metros cúbicos de sedimentos. A dragagem vai recuperar a profundidade mínima de 3,7 metros, que foi reduzida ao longo dos anos pelo assoreamento natural provocado por chuvas, ventos, correntes marítimas e movimentação das embarcações.
Segundo a Semil, o trabalho será realizado por uma empresa contratada pela Subsecretaria de Logística e Transportes e não afetará a operação da travessia. Cerca de 11 mil pessoas utilizam o serviço diariamente.
Antes do início das obras, a Semil realiza uma fase preparatória com encontros entre representantes da sociedade civil, empresas e o poder público para apresentar detalhes do projeto e esclarecer dúvidas. Serão dez reuniões, divididas entre Ilhabela e São Sebastião. Os primeiros encontros estão marcados para esta terça (11) e quarta-feira (12), às 18h30, no Centro de Apoio Pedagógico, em Ilhabela, e no Auditório da Docas, em São Sebastião.
Desde 2023, a travessia São Sebastião/Ilhabela já recebeu mais de R$ 80 milhões em investimentos, com a modernização de sete embarcações, melhorias nos atracadouros, reforma da estação de passageiros de São Sebastião e obras no muro de atracação. Outras duas embarcações reformadas devem ser entregues até 2026.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



