A greve na fábrica da Alstom em Taubaté foi encerrada nesta sexta-feira (5), após funcionários aprovarem, em assembleia, a proposta negociada com o Sindmetau. Com o acordo validado, as atividades foram retomadas imediatamente na unidade, que emprega cerca de 700 trabalhadores.
Leia mais notícias da região aqui.
A Alstom confirmou o fim da paralisação e destacou que o entendimento alcançado reforça o compromisso da companhia com a valorização dos funcionários e com a sustentabilidade de suas operações no país.
O acordo aprovado tem validade até 2027 e prevê avanços importantes em benefícios. A PLR terá reajuste de 8,4% para o ciclo 2025/2026, enquanto o vale-alimentação — que está em fase de implantação — teve aumento de 33% em relação à proposta inicial da empresa. O benefício passa a ser pago a partir de janeiro, com valores retroativos a dezembro.
Segundo o sindicato, a soma dos valores conquistados em PLR e VA deverá injetar R$ 18,7 milhões na economia de Taubaté até 2027. A negociação também garantiu estabilidade no emprego até 5 de março de 2026, exceto nos casos previstos em lei ou contratos específicos.
A paralisação teve início na segunda-feira (1º), após impasse nas negociações sobre os benefícios. A mobilização durou quatro dias e abriu caminho para uma nova rodada de diálogos que resultou no acordo final.
Instalada em Taubaté desde 2015, a Alstom atua na produção de trens e participa de projetos de mobilidade no Brasil e em cidades como Santiago, Taipei e Bucareste.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



