A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, emitiu um alerta nesta segunda-feira (8) após o Hospital Municipal Governador Mário Covas Júnior registrar uma tentativa de fraude por telefone. Uma pessoa se passou por “Dr. Marcos Lopes – Infectologista do CTI” e tentou obter dados clínicos de pacientes internados, além de afirmar que também entraria em contato com setores como Internação e Cozinha. A equipe identificou a irregularidade e impediu o repasse das informações.
Leia mais notícias da região aqui.
O município reforça que o hospital não fornece informações de pacientes por telefone, WhatsApp ou qualquer outro canal não oficial. Todos os setores seguem protocolos rígidos de segurança, que determinam que dados pessoais, administrativos ou clínicos só podem ser compartilhados mediante autorização da Direção Técnica ou Administrativa. Comunicações internas ou entre instituições são feitas exclusivamente por e-mail institucional, conforme normas do CROSS e dos planos de saúde.
As orientações seguem a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que garante privacidade e proteção aos dados sensíveis dos pacientes. Em caso de contato suspeito, a recomendação é que nenhuma informação seja repassada, que o número seja anotado e o episódio seja imediatamente informado à Coordenação ou à Direção Administrativa da unidade.
A Prefeitura orienta ainda que qualquer situação semelhante seja comunicada diretamente à Secretaria de Saúde.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



