A Vigilância em Saúde de Jacareí divulgou o resultado da primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de 2026. O município registrou um Índice de Breteau (IB) de 2,0, o que representa uma redução em comparação aos 3,2 registrados no mesmo período de 2025.
Leia mais notícias da região aqui.
O levantamento indica uma queda na infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. No total, as equipes vistoriaram 3.060 imóveis sorteados de forma aleatória em cinco áreas operacionais da cidade.
Apesar da melhora nos números gerais, o monitoramento acende um alerta: 53,3% dos focos encontrados estavam em recipientes móveis. Isso significa que a maioria dos criadouros são objetos que poderiam ser facilmente descartados ou guardados em local coberto.
No ranking de criadouros, os baldes e regadores lideram com 20% das larvas encontradas. Em seguida aparecem tambores e caixas d’água (13,3%), ventiladores e panelas (11,7%), lonas (10%) e pratos de plantas (6,7%).
A administração municipal informou que continua intensificando as ações de prevenção, incluindo visitas casa a casa e a Operação Cata-Treco. A população também pode denunciar focos pelo “Zap Dengue”, no número (12) 99159-7877.
Além dos cuidados em casa, as autoridades de saúde reforçam a importância da vacinação. O imunizante está disponível para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos nas unidades de saúde da cidade.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos


