O Litoral Norte paulista tem nove praias impróprias para banho de acordo com o relatório semanal da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O balanço, atualizado na quinta-feira (5), monitora a balneabilidade das águas em todo o estado.
Leia mais notícias da região aqui.
Ao todo, o litoral de São Paulo registra 39 praias com bandeira vermelha, sendo que a maioria dos pontos está concentrada no Litoral Sul. Nas cidades da região, Ubatuba concentra o maior número de locais impróprios, com quatro pontos não recomendados.
Em Ubatuba, os banhistas devem evitar os dois trechos da praia do Itaguá, a praia de Santa Rita e o Rio Itamambuca. Já em Caraguatatuba, os pontos críticos estão localizados na Prainha e na praia do Aruan.
Em Ilhabela, o relatório aponta as praias do Portinho e do Julião como impróprias. Em São Sebastião, apenas a praia Preta do Norte recebeu a sinalização negativa nesta semana.
A classificação da Cetesb é baseada na presença de bactérias na água. Quando o índice supera 100 colônias a cada 100 mililitros, o local é considerado inadequado e pode oferecer riscos à saúde, como doenças gastrointestinais.
O órgão orienta que os turistas fiquem atentos à sinalização das bandeiras nas areias. A recomendação é evitar o contato com a água em locais classificados como impróprios até que uma nova análise, prevista para o dia 12 de fevereiro, aponte condições seguras.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



