RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Litoral Norte ainda enfrenta falta de luz, árvores caídas e serviços suspensos após ventania que atingiu a região

A Marinha do Brasil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) seguem com alertas ativos para mar agitado e queda nas temperaturas.

Ventania de 70 km/h causa quedas de árvores e destelhamentos no Litoral Norte
Foto: Divulgação/Prefeitura de Caraguatatuba

As cidades do Litoral Norte de São Paulo continuam nesta terça-feira (29) com ações para contornar os estragos causados pelos fortes ventos registrados na segunda-feira (28).

Leia mais notícias da região aqui.

As rajadas, provocadas pela passagem de um ciclone extratropical, provocaram queda de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica, prejuízos em escolas e unidades de saúde e suspensão de serviços públicos. A Marinha do Brasil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) seguem com alertas ativos para mar agitado e queda nas temperaturas.

Em Ilhabela, a Defesa Civil atendeu 11 ocorrências relacionadas à queda de árvores e galhos. Entre os casos, estão a queda de um coqueiro sobre fiação elétrica no bairro Bexiga e da copa de uma palmeira sobre o telhado de uma casa na Rua Paulina Serafim dos Anjos. A residência foi parcialmente interditada, mas não houve feridos.

Na UBS da Água Branca, uma árvore caiu sobre o telhado, sem afetar o atendimento. Na manhã desta terça-feira, novas quedas foram registradas nos bairros Borrifos e Taubaté, na região sul. A Defesa Civil continua com as vistorias pelo município.

Em Ubatuba, foram contabilizadas 25 ocorrências já solucionadas e outras 18 em andamento. Equipes da prefeitura realizam limpeza de vias, retirada de árvores e reparos em calçadas e estruturas públicas. No bairro da Casanga, a Defesa Civil removeu árvores que bloqueavam a passagem.

A falta de energia afeta unidades de saúde nos bairros Itamambuca, Puruba, Camburi, Picinguaba, Ubatumirim e Almada, que permanecem fechadas. Os atendimentos devem ser remarcados e a previsão é de retorno normal a partir desta quarta-feira (30). Escolas e escolinhas de esportes da rede municipal continuam com aulas suspensas.

Foto: Reprodução/Francisco Trevisan

O abastecimento de água também foi prejudicado em bairros como Pedreira, Horto Florestal, Perequê-Açu, Jardim Ubatuba e Ipiranguinha por causa da interrupção no fornecimento de energia. A Sabesp trabalha para normalizar o sistema ainda nesta noite.

Já em São Sebastião, os ventos destelharam casas, derrubaram árvores sobre vias e residências e deixaram uma pessoa ferida. Pelo menos 18 pessoas foram desalojadas nos bairros Boraceia e Cambury, onde árvores atingiram imóveis. Um dos danos mais graves ocorreu no Centro de Apoio Educacional da Enseada, que teve a estrutura destruída. A unidade já estava interditada e deve passar por avaliação técnica.

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Sebastião

A queda de árvores também chegou a interromper o trânsito na Rodovia SP-55 por mais de três horas. Diversas escolas foram danificadas, mas as aulas foram mantidas na maioria delas.

Em Caraguatatuba, ventos acima de 85 km/h provocaram mais de 1.200 ocorrências ligadas à rede elétrica. Segundo a concessionária EDP, mais de 90% dos clientes afetados já tiveram o fornecimento restabelecido até a manhã desta terça.

Os reparos mais complexos continuam sendo feitos com apoio de equipes de fora da região. A concessionária reforça que moradores não se aproximem de cabos partidos e acionem os canais de atendimento em caso de risco.

O Inmet mantém alerta para declínio de temperatura no estado, com a atuação de uma massa de ar frio. A Marinha também alerta para ressaca no mar, com ondas de até 3,5 metros até quinta-feira (31). O tempo segue instável, com ventos moderados a fortes e chance de chuvas fracas. A sensação térmica deve seguir baixa.

Moradores devem evitar áreas com quedas de árvores, postes ou fiações e procurar ajuda dos órgãos competentes em caso de emergência.

Siga o perfil do THMais Vale no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS