A Secretaria de Saúde de Ubatuba emitiu um alerta nesta semana sobre a circulação de informações falsas nas redes sociais a respeito de uma suposta falta de insulina na rede pública do município. Segundo a pasta, não houve desabastecimento do medicamento em nenhuma unidade básica de saúde ou na Farmácia Central nos últimos cinco anos.
Leia mais notícias da região aqui.
O órgão esclareceu que, em eventuais situações pontuais de baixa temporária em alguma unidade específica, a reposição é feita de forma rápida, sem que a unidade fique mais de dois dias sem o insumo. Em casos de urgência, a retirada da insulina pode ser feita diretamente no almoxarifado de insumos pelas equipes de saúde.
Além da rede municipal, a população de Ubatuba também conta com o programa Farmácia Popular, que oferece a medicação gratuitamente em farmácias credenciadas na cidade, o que amplia a acessibilidade ao tratamento.
A Prefeitura reforçou a importância de checar a veracidade das informações antes de compartilhá-las e destacou que a disseminação de fake news é considerada crime no Brasil. A prática pode ser punida com base no Código Penal e em legislações específicas, que prevê pena de dois a oito anos de prisão, além de multa, para quem cria ou propaga notícias falsas com a intenção de prejudicar pessoas ou instituições.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



