RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Primavera deve ser marcada por calor e chuvas frequentes na região, afirma Defesa Civil

Órgão recomenda que a população fique atenta aos alertas meteorológicos e siga as orientações das autoridades locais em casos de emergência.

Defesa Civil emite alerta para fortes chuvas no Vale do Paraíba e no Litoral Norte até o final da semana
Foto: Divulgação/Freepik

A primavera de 2025 promete trazer mudanças expressivas no clima das regiões do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, segundo previsão divulgada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. O estudo aponta um aumento gradual nas temperaturas e retorno das chuvas de forma mais frequente, cenário típico da estação e que exige atenção redobrada em áreas vulneráveis a deslizamentos, alagamentos e enxurradas.

Leia mais notícias da região aqui.

No Vale do Paraíba, a expectativa é de um aquecimento progressivo nos próximos meses, com mínimas que podem chegar a 20°C e máximas acima dos 30°C em dezembro. As chuvas, que voltam a ocorrer com mais regularidade a partir de outubro, poderão atingir volumes próximos de 25 milímetros no último mês da estação.

Na Serra da Mantiqueira, a primavera começa com madrugadas frias, com mínimas entre 6°C e 8°C, mas o avanço da estação deve trrazer máximas próximas de 28°C. A previsão também indica aumento nas chuvas, com episódios intensos que elevam o risco de deslizamentos e enchentes repentinas nas áreas serranas.

Já no Litoral Norte, a estação deve ser marcada por clima abafado, alta umidade e tardes quentes, com temperaturas acima dos 30°C em dezembro. A combinação entre calor e umidade favorece pancadas de chuva rápidas e volumosas, o que acende o alerta para deslizamentos em encostas da Serra do Mar e alagamentos em áreas urbanas.

Apesar do inverno de 2025 ter sido considerado dentro da média histórica, o período foi marcado por longas estiagens, baixa umidade do ar e picos de calor — como os registrados em setembro, com máximas que chegaram a 36°C. A chegada da primavera deve trazer alívio para o solo seco e para a qualidade do ar, mas também exige preparação para lidar com os impactos típicos da estação.

A Defesa Civil reforça que, com o aumento das chuvas e da temperatura, cresce também o risco de ocorrências associadas a eventos extremos. O órgão recomenda que a população fique atenta aos alertas meteorológicos e siga as orientações das autoridades locais em casos de emergência.

Siga o perfil do THMais Vale no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS