RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Semana começa com tempo seco e temperaturas elevadas na região; veja previsão para a semana

Previsão indica ausência de chuva e alerta para baixa umidade do ar, com risco à saúde e aumento de focos de incêndio.

calor
Foto: Reprodução/Pixabay

A semana começou com tempo firme em praticamente toda a região do Vale do Paraíba. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), não há previsão de chuva pelo menos até o final da semana, e a umidade relativa do ar deve atingir níveis críticos durante as tardes, ficando abaixo dos 30%. O tempo seco, associado às altas temperaturas, exige atenção redobrada à saúde e aos riscos ambientais, como focos de incêndio.

Leia mais notícias da região aqui.

A nebulosidade que havia provocado céu encoberto nos últimos dias já se afastou e o sol deve predominar ao longo da semana. Existe uma possibilidade muito remota de pancadas isoladas de chuva em áreas próximas à Serra da Mantiqueira a partir de quinta (2 de outubro), por causa do aumento das temperaturas, mas essa chance é considerada baixa pelos meteorologistas.

Na manhã desta segunda-feira (29), os termômetros registraram temperaturas mínimas entre 10°C e 18°C em cidades da região. Campos do Jordão marcou 10,8°C e Taubaté registrou 13,7°C. Ao longo da semana, as máximas devem ultrapassar os 30°C em várias cidades do interior, chegando a até 33°C em alguns pontos. Em locais de maior altitude, como Campos do Jordão, os valores devem variar entre 23°C e 25°C.

Com o aumento das temperaturas, a umidade relativa do ar deve continuar em queda, especialmente no período da tarde. A expectativa é de índices abaixo dos 30% a partir de quarta (1º), nível considerado crítico pela Organização Mundial da Saúde.

De acordo com o INMET, o cenário é típico da transição entre a estação seca e a chuvosa, que costuma se consolidar entre a segunda e terceira semana de outubro. Até lá, o tempo deve continuar seco, com baixa umidade e pouca presença de vapor de água no ar.

As condições climáticas previstas elevam os riscos de doenças respiratórias e exigem cuidados como hidratação constante e atenção especial à saúde de crianças e idosos. A população também deve evitar exposição prolongada ao sol e estar atenta à possibilidade de queimadas e incêndios em áreas de mata, comuns durante períodos de estiagem prolongada.

Siga o perfil do THMais Vale no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS