A Prefeitura de Taubaté confirmou, nesta quarta-feira (21), que o Hospital Municipal Universitário (HMUT) registra um surto de escabiose, doença infecciosa popularmente conhecida como sarna humana. De acordo com a administração municipal, foram identificados 51 casos da doença apenas neste mês de janeiro, atingindo tanto pacientes quanto o corpo de profissionais da unidade.
Leia mais notícias da região aqui.
Do total de diagnósticos confirmados, 12 são de pacientes que estavam internados e 39 referem-se a funcionários do hospital. Segundo a prefeitura, todos os infectados seguiram os protocolos de isolamento e tratamento imediato. Os servidores que apresentaram sintomas ou suspeita da doença foram afastados de suas funções e passam por reavaliação médica antes de retornarem ao trabalho.
A Secretaria de Saúde informou que o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, em conjunto com as Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, implementou ações para conter a propagação do parasita. As medidas incluem o bloqueio de setores específicos onde os focos foram detectados. Apesar do surto, a prefeitura garantiu que a ala da maternidade não foi atingida e segue operando sem registros da doença.
A sarna humana é causada por um ácaro e a transmissão ocorre, principalmente, pelo contato direto entre pessoas ou através de roupas e objetos compartilhados. A Vigilância Sanitária mantém o monitoramento no hospital para assegurar que a situação seja controlada nos próximos dias.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



