A segunda-feira (22) foi marcada por fortes chuvas e ventania em São José dos Campos. O temporal causou diversos estragos, com rajadas de vento que chegaram a 109 km/h e resultaram na queda de árvores, postes danificados, interrupção de energia elétrica e danos em fachadas de prédios públicos.
Leia mais notícias da região aqui.
De acordo com a Prefeitura de São José dos Campos, choveu 23,1 milímetros e os ventos mais fortes atingiram a zona norte da cidade. Ao menos 38 quedas de árvores e galhos foram registradas em diferentes bairros. Em um dos casos, uma árvore caiu na Avenida Salmão, no Jardim Aquarius.

Durante a chuva, um poste explodiu na Avenida Cassiano Ricardo, também no Jardim Aquarius, e um semáforo ficou desligado, o que prejudicou o tráfego na região. Uma árvore também caiu na Avenida Alfredo Ignácio Nogueira Penido.

Com a força dos ventos, janelas de prédios do Jardim Aquarius se desprenderam e caíram sobre a rua. Apesar disso, ninguém ficou ferido. Veja:
Já na região central, parte da fachada da Santa Casa cedeu e caiu sobre a calçada, danificando o letreiro do hospital.

A EDP, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na cidade, informou nesta terça-feira (23) que o número de equipes em campo foi ampliado em sete vezes para atender às ocorrências registradas após o temporal. No total, foram mais de 1.500 atendimentos em toda a área de concessão, sendo mais de 600 somente no Vale do Paraíba. A empresa informou que 92% dos clientes que tiveram o fornecimento interrompido já estão com o serviço restabelecido.
Segundo a EDP, os principais danos foram causados por quedas de árvores e galhos, além do lançamento de objetos sobre a rede elétrica, o que exigiu reparos mais complexos e demorados. Os bairros mais afetados em São José dos Campos foram Jardim Satélite, Urbanova, Vila Ema e Jardim Aquarius.
A EDP reforça que a população deve manter distância de cabos partidos ou fios caídos e acionar os canais de emergência sempre que identificar situações de risco. A Prefeitura de São José dos Campos também orienta que os moradores redobrem a atenção durante períodos de instabilidade climática.
Apesar dos danos materiais registrados em vários pontos da cidade, não houve registro de vítimas e nem desalojados.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



