O Vale do Paraíba registrou, ao longo do fim de semana, uma série de incêndios em áreas de vegetação, que mobilizaram o Corpo de Bombeiros em quatro cidades da região: Taubaté, Pindamonhangaba, Jacareí e São José dos Campos. Somadas, as áreas atingidas ultrapassam 120 mil metros quadrados. Não houve vítimas em nenhuma das ocorrências.
Leia mais notícias da região aqui.
O caso mais grave aconteceu em Taubaté, onde um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Itaim na tarde e noite de sábado (16). O fogo destruiu cerca de 80 mil metros quadrados e exigiu o trabalho de 25 profissionais da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, com apoio de caminhões-pipa. Foram utilizados aproximadamente 52 mil litros de água para controlar as chamas. Os danos ambientais serão avaliados pela Secretaria de Meio Ambiente.

Em Pindamonhangaba, um incêndio foi registrado no domingo (17), por volta das 16h20, às margens da Rodovia Presidente Dutra, na altura dos quilômetros 97 e 98, sentido São Paulo. O fogo atingiu uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados. Cerca de 5 mil litros de água e abafadores foram usados no combate, e o local foi deixado em segurança após a extinção das chamas.
Na cidade de Jacareí, o Corpo de Bombeiros também foi acionado no sábado, às 15h10, para conter um incêndio em vegetação na Estrada Municipal do Jaguari. A área destruída foi de cerca de 30 mil metros quadrados. A operação contou com o uso de 12 mil litros de água, além de abafadores. Não houve risco de reignição após o término dos trabalhos.
Já em São José dos Campos, uma queimada atingiu um trecho de vegetação na Estrada Velha Rio–SP, no bairro Eugênio de Melo, nas proximidades de um condomínio residencial. A ocorrência foi registrada por volta das 18h20 de sábado. Aproximadamente 1.000 metros quadrados foram afetados. Foram utilizados cerca de 4 mil litros de água na operação.
Em todos os casos, não houve registro de feridos, e os locais foram deixados em segurança após o controle das chamas. A principal suspeita é que as altas temperaturas e a baixa umidade tenham contribuído para o surgimento e a propagação dos focos de incêndio. A Polícia Ambiental pode ser acionada para apurar eventuais responsabilidades em áreas de proteção.
As autoridades alertam para o risco de queimadas neste período de estiagem e reforçam que atear fogo em vegetação é crime ambiental. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo número 190 ou 181.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeo



