O chamado veranico — período de calor intenso e tempo seco fora do verão — começa oficialmente nesta quarta-feira (20) em todo o estado de São Paulo e deve se estender por até cinco dias, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Defesa Civil Estadual.
Leia mais notícias da região aqui.
A expectativa é de temperaturas acima dos 30°C e umidade do ar em níveis críticos, o que exige atenção redobrada da população do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.
De acordo com os meteorologistas, a chegada de uma massa de ar seco associada a um bloqueio atmosférico vai impedir a entrada de frentes frias e manter o tempo firme e quente até o próximo domingo (25), com temperaturas até 5°C acima da média para esta época do ano.
No domingo, uma frente fria deve se aproximar do estado, podendo trazer queda nas temperaturas e aumento de nebulosidade, especialmente na faixa litorânea. O Vale do Paraíba pode sentir o impacto de forma mais branda, com máximas caindo para 26°C a 28°C, dependendo do deslocamento do sistema.
Alerta para queimadas e ventos fortes
A Defesa Civil do Estado emitiu alerta para alto risco de queimadas durante o veranico. A combinação de calor, tempo seco e ventos moderados favorece a propagação rápida do fogo, principalmente em áreas de mata, terrenos baldios e margens de rodovias.
Outro ponto de atenção são os ventos fortes, provocados por um ciclone extratropical que atua no Sul do Brasil entre esta terça (20) e quarta-feira (21). As rajadas podem ultrapassar os 50 km/h, com riscos de queda de árvores, danos à rede elétrica e destelhamentos. No Litoral Norte, há previsão de agitação marítima, com riscos para embarcações e estruturas próximas à faixa costeira.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos


