A cozinha da Santa Casa de Misericórdia de Guaratinguetá foi interditada pela Vigilância Sanitária Municipal na tarde de quinta-feira (9), após uma denúncia relatar condições insalubres e risco à integridade física dos funcionários. O espaço, que seguia realizando atividades mesmo durante reformas, apresentava infiltrações, água suja espalhada pelo chão, utensílios molhados e até sinais de desabamento.
Leia mais notícias da região aqui.
De acordo com a Prefeitura, a denúncia foi encaminhada por e-mail às autoridades por volta das 9h da manhã. Horas depois, às 15h20, a equipe de fiscalização esteve no local e confirmou a gravidade da situação.
Entre os problemas encontrados estavam goteiras sobre a coifa do fogão, buracos na laje da área de lavagem de hortaliças, alimentos em contato com o chão molhado, armários com acúmulo de água suja e janelas sem vidro, o que deixava o ambiente exposto a vetores e intempéries.

Diante do risco iminente de contaminação dos alimentos e da ausência de condições sanitárias mínimas, os fiscais lavraram um auto de infração e emitiram a interdição total do setor. Uma das salas já havia sido isolada anteriormente por causa do desabamento parcial do teto.

Segundo o relatório da vigilância, não havia segurança alimentar para o preparo e a distribuição das refeições aos pacientes e funcionários. A nutricionista responsável também havia alertado a direção sobre a situação, destacando que o ambiente não estava apto para continuar operando.
A Santa Casa de Guaratinguetá é uma instituição privada que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O Portal THMais entrou em contato com o hospital, que disse, através de nota, que “nenhum paciente ou funcionário foi prejudicado e que a alimentação segue sendo fornecida normalmente, por meio de uma empresa terceirizada especializada, garantindo qualidade e continuidade no serviço”.
O centro médico informou também que a cozinha foi avariada por causa de um vazamento de grande volume de agúa e que, por causa disso, foi necessário tomar medidas de contenção e adequação do espaço.
“Todas as providências técnicas e sanitárias estão sendo adotadas para o restabelecimento completo das atividades no menor prazo possível”, disse o comunicado.
Além de encaminhar o posicionamento, o hospital marcou uma coletiva de imprensa para às 15h desta sexta-feira (10), onde devem ser passados mais detalhes sobre a recuperação do espaço.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



