Uma criança de 9 anos morreu diagnosticada com meningite, em Guaratinguetá, na última terça-feira (8). Esse é o único óbito registrado pela doença no município este ano.
Leia mais notícias da região aqui
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do município, todas as medidas cabíveis para profilaxia dos contatos estão sendo tomadas, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, que inclui as pessoas que tiveram contato com a criança por um período de mais de quatro horas consecutivas por mais de cinco dias seguidos, ou por um período de mais de oito horas consecutivas por pelo menos um dia.
A prefeitura lamentou ainda o ocorrido e desejou sentimentos aos familiares pela perda.
A secretaria informou que neste ano dois casos de meningite foram confirmados. Essa foi a primeira morte registrada pela doença neste ano.
Meningite
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. De acordo com o Ministério da Saúde, a síndrome que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos, como bactérias ou vírus.
As vacinas estão disponíveis para prevenção das principais causas de meningite bacteriana. O Programa Nacional de Imunização disponibiliza as seguintes vacinas no Calendário de Vacinação da Criança:
– Vacina meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C;
– Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite;
– Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.