O CARDE Museu, em Campos do Jordão, abriu sua primeira exposição temporária de 2026 com foco na nostalgia das estradas.
Leia mais notícias da região aqui.
A mostra intitulada “Viagem em Família” reúne 17 veículos que foram objetos de desejo entre as décadas de 1950 e 1990, destacando as famosas “peruas” e modelos espaçosos que marcaram gerações de brasileiros antes da ascensão dos SUVs. A exposição acontece no Boulevard do museu e segue aberta ao público até o dia 23 de fevereiro.
A viagem no tempo proposta pela curadoria começa com raridades como a Chevrolet Nomad de 1956 e a exclusiva Simca Jangada. Os visitantes podem conferir a evolução do segmento por meio de modelos icônicos como a Volkswagen Kombi Turismo (1960), a Variant (1971) e a Chevrolet Caravan SS (1978).
O auge das station wagons nacionais também está representado por carros que dominavam as ruas nas décadas de 80 e 90, como a Ford Belina, a Fiat Panorama, as clássicas Volkswagen Parati (nas versões GLS e GTi) e a Santana Quantum.
A mostra também contempla o período de abertura das importações no Brasil com a presença de modelos sofisticados, como a Mercedes-Benz C280 e a Audi Avant RS2. De acordo com o museu, o objetivo é resgatar as memórias afetivas ligadas ao ato de viajar e à necessidade de porta-malas generosos.
Além da exposição temática, o CARDE — que faz parte da Fundação Lia Maria Aguiar — conta a história do Brasil utilizando o automóvel como fio condutor e já ultrapassou a marca de 100 mil visitantes desde sua inauguração.
Localizado em meio a uma floresta de araucárias, o museu funciona de quinta a segunda-feira, das 10h às 18h. Os ingressos para conferir a coleção permanente e a mostra temporária custam R$ 160 (inteira) e R$ 80 (meia-entrada).
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



