Entre terça-feira (22) e quinta-feira (24), a Defesa Civil emitiu um alerta de altas temperaturas, tempo seco e quente em todo Estado de São Paulo. Os termômetros devem marcar até 40ºC, em algumas regiões.
Leia mais notícias da região aqui
Para as regiões do Vale do Paraíba e Litoral Norte, as temperaturas devem chegar aos 35ºC durante esses dias de alerta.
A umidade relativa do ar atingirá níveis críticos e o risco para queimadas ficará elevado, e algumas regiões podem atingir o nível máximo de alerta, considerado de emergência. Por isso, é preciso atenção redobrada para evitar incêndios florestais de grandes proporções, como colocar fogo em vegetação seca e jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias.
Cuidados com a saúde também são recomendados, como manter constante hidratação, evitar exposição ao sol e atividades físicas nos horários mais quentes do dia. Hidrate os olhos e as narinas com soro fisiológico.
Risco de Incêndio
O cenário foi detectado pela ferramenta SMAC, utilizada pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil. Ela monitora, por meio de satélites em tempo real, as áreas mais propícias a incêndios traçando um Mapa de Risco.
Segundo o CGE, a semana será marcada por tempo quente e seco em todo o estado. Uma forte massa de ar provocará as altas temperaturas no decorrer das tardes, com termômetros acima dos 30°C, em grande parte das cidades paulistas.
Este fenômeno ocorre por conta dos ventos que sopram do noroeste, tornando os dias bastante secos, impulsionando a queda abrupta nos índices de umidade relativa do ar em quase todas as regiões, com exceção para região litorânea.
Atenção deve ser redobrada também para o índice de Umidade Relativa do Ar, que deve alcançar níveis abaixo dos 20%, aumentando assim o risco para incêndios florestais.
Em caso de emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Para receber alertas, instale o aplicativo da Defesa Civil do Estado ALERTASP, disponível para Android e IOS.