A Defesa Civil interditou três residências que apresentaram rachaduras na avenida Antônio de Queiroz Filho no bairro Independência, em Taubaté, após realizar vistoria técnica na tarde dessa terça-feira (16). Trincas, rachaduras e movimentação de terra foram identificadas pelos agentes, levando à decisão de interdição por questões de segurança.
Leia mais notícias da região aqui
A origem das rachaduras, também presentes na via, está sob investigação conjunta da Secretaria de Obras do Município e da concessionária de saneamento Sabesp. A inspeção técnica foi retomada nesta quarta-feira (17).
Além das residências interditadas, outros quatro imóveis no mesmo endereço estão sob monitoramento da Defesa Civil, sem a necessidade de interdição até o momento.
As Secretarias de Habitação e de Desenvolvimento e Inclusão Social (SEDIS) foram acionadas e estão em contato direto com as famílias dos imóveis interditados. Dentre as ações de assistência, a Prefeitura oferece aluguel social durante o período de resolução da situação.
O que diz as possíveis responsáveis
Em nota, a Comgás informou que as rachaduras não foram causadas pelo vazamento de gás e estão sendo investigadas pelos órgãos competentes. A Comgás foi acionada para solucionar o vazamento.
A Sabesp comunicou que realizou, em conjunto com a prefeitura e a Defesa Civil de Taubaté, visita técnica em imóveis na avenida Antonio Queiroz Filho, no Jardim Independência, na segunda-feira (15). Na ocasião, não foi identificada nenhuma situação que relacione as redes da Companhia com as rachaduras nos imóveis.
A Companhia esclarece que as redes instaladas na avenida estão funcionando dentro da normalidade, e a última obra da Sabesp realizada no local aconteceu há 10 anos.
O que diz a Prefeitura
Nesta quarta-feira (17), após vistoria técnica realizada pela Secretaria de Obras de Taubaté, em conjunto com a Sabesp, em viela próxima à avenida Antônio de Queiroz Filho, foi encontrado um forte vazamento da adutora de água potável, de responsabilidade da empresa de saneamento, ao lado das casas que apresentaram rachaduras.
A Prefeitura informou por meio de nota que está tomando todas as medidas cabíveis para que a Sabesp execute os reparos necessários no local.
A gestão destacou que não há galeria de águas pluviais neste local, nem tubos de aço corrugados (Armcos) instalados ou qualquer outra obra ou instalação de responsabilidade da Prefeitura de Taubaté, apenas redes de água potável, coletora de esgotos e de gás.
Moradores estão preocupados
Moradores da avenida estão bastante preocupados. Em entrevista à TV THATHI SBT, os munícipes contaram que nos últimos dias apareceram rachaduras que começaram no asfalto e invadiram algumas residências. As aberturas fazem um desenho nas paredes das varandas, das salas e de outros cômodos das casas afetadas. Veja na reportagem: