A Prefeitura de Caçapava decretou, nesta quarta-feira (26), estado de emergência e alerta epidemiológico em decorrência do risco iminente de disseminação de febre amarela e também pelo aumento dos casos confirmados de dengue.
Os decretos autorizam a adoção de medidas para aquisição de insumos e materiais, e contratação de serviços para o controle das doenças.
Com relação à febre amarela, além da morte de um homem de 52 anos, confirmada na semana passada, a cidade tem mais dois casos suspeitos de pessoas que estão internadas em um hospital particular.
Leia mais notícias da região aqui
Por isso, a Prefeitura de Caçapava ampliou a faixa etária das pessoas que podem tomar a vacina contra a febre amarela e estendeu os horários de atendimento nos postos de saúde.
Já dengue em Caçapava tem 47 casos confirmados neste ano e ainda 616 notificações, dois óbitos em investigação e 227 casos em investigação.
A Vigilância Epidemiológica vai intensificar as ações de rotina com visitas às casas e nebulizações em algumas regiões. O índice de densidade larvária, que mede a quantidade de larvas do mosquito, ficou em 0,89%, que é considerado satisfatório, de acordo com a classificação do Ministério da Saúde.
A Prefeitura solicita colaboração da população no sentido de manter limpos quintais, calhas e caixas d’água, colocar areia nos pratinhos de plantas e eliminar todos os locais onde a água ficar acumulada.



