O muro de um prédio desabou em uma construção vizinha na manhã desta quarta-feira (17), no bairro Parque Indústrial, em São José dos Campos. Não houve vítimas.
A empresa responsável pela obra no imóvel em obras na Rua Palmares, a Esdras Construtora, informou que um laudo técnico está sendo realizado para descobrir o motivo do desabamento do muro. O poste de energia elétrica próximo à estrutura que desabou também caiu, deixando os moradores sem energia, gás e água.
A construtora ainda informou que, recentemente, vazamentos de esgoto têm causado problemas na obra.
Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, o desmoronamento do muro aconteceu por volta das 05h. O órgão público não foi acionado para atendimento no local, mas informou que as empresas Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) foram chamadas para verificar a interrupção de fornecimento de gás e água.
Interrupção de serviços
A Comgás informou que o fornecimento de gás foi interrompido às 6h10 para garantir a segurança dos moradores do condomínio vizinho, no numeral 346. Os demais clientes da região não tiveram seu fornecimento afetado. A companhia está aguardando o reparo da estrutura do muro danificado para que o restabelecimento do gás seja realizado com total segurança.
A Sabesp informou que o desmoronamento da obra afetou a ligação de água que atende o prédio localizado ao lado da área. A companhia já está executando o reparo emergencial no local e pede que os clientes priorizem o uso da água das caixas-d’água para higiene e alimentação.
A EDP, responsável pelo fornecimento de energia elétrica na cidade, explicou que o poste particular, portanto, é de responsabilidade do cliente. A EDP é responsável pela rede de energia na rua até a conexão com o poste padrão. É preciso que os proprietários arrumem o poste e peçam que a ligação seja feita.
Parte de um prédio desaba no Parque Residencial Flamboyant
Esta é a segunda vez que um incidente deste tipo acontece na cidade nos últimos dias. Nesta terça-feira (16), parte de um prédio em construção desabou no Bairro Parque Residencial Flamboyant, deixando o bairro sem fornecimento de energia elétrica por mais de cinco horas. Segundo a Defesa Civil, ninguém ficou ferido.
*Texto de Bianca Martins com supervisão de José Guilherme Camargo