Dia da Consciência Negra: combater o racismo é um dever de todos

dia da consciência negra
(Foto: Reprodução/TV THATHI SBT)

Nesta segunda-feira, 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra, feriado estadual. Essa data foi escolhida, pois foi neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

Leia mais notícias da região aqui

De acordo com a Fundação Cultural Palmares, Zumbi foi o mais importante líder dos quilombos de Palmares, que representou a maior e mais importante comunidade de escravos fugidos nas Américas, com uma população estimada de mais 30 mil.

A criação desta data é importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a cultura e o povo africano na formação da cultura nacional. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no 2º trimestre de 2022, o Brasil possui uma população negra de 55,8% – ou seja, o equivalente a mais da metade da população.

Uma luta de todos nós

Infelizmente, o racismo ainda se faz presente na nossa sociedade. Foi o que contou um telespectador do programa Novo Dia para a apresentadora Marcela Mesquita. Rafael Pires, morador de Jacareí, relatou sobre um episódio dentro do ônibus, quando voltava para casa. Uma pessoa fez um comentário desagradável sobre seu cabelo, chamando-o de “duro”. Essa fala racista incomodou Rafael e ele se retirou do local. O telespectador ainda deixou um recado importante no Dia da Consciência Negra, que é dever de todos combater o racismo e que as pessoas devem ter respeito em primeiro lugar.

Assista o relato de Rafael no programa Novo Dia desta segunda-feira (20):

Racismo é crime! A Lei 7.716/89, conhecida como Lei do Racismo, pune todo tipo de discriminação ou preconceito, seja de origem, raça, sexo, cor, idade. De acordo com a Agência Senado, a Lei 14.532, de 2023, que tipifica como crime de racismo a injúria racial, tem pena de dois a cinco anos de reclusão. Enquanto o racismo é entendido como um crime contra a coletividade, a injúria é direcionada ao indivíduo.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS