Dia da Voz: conheça os mitos e verdades

Dia da Voz : conheça os mitos e as verdades
(Foto: cookie_studio/Freepik)

Nesta terça-feira, 16 de abril, é comemorado o Dia Mundial e Nacional da Voz. Você já ouviu falar que alguns alimentos são bons para o preparo vocal? Ou que beber algo gelado pode fazer mal? Em entrevista à equipe do TH MAIS VALE, a fonoaudióloga Rosa Claudia Fruchi de Matos esclarece mitos e verdades sobre a voz.

Comer maçã melhorar a voz?

A maçã é um adstringente da mucosa da via digestiva, ou seja, ela deixa a saliva mais fluída, além de ser um alimento que exige mastigar mais vezes. Portanto, a resposta é sim! Apesar de não interferir diretamente na produção vocal, a maçã ajuda a limpar as vias digestivas, o que facilita a fala.

Leia mais notícias da região aqui

Já outros alimentos como chocolate e derivados de leite podem deixar a saliva mais espessa, aumentando a chance de pigarro.

Beber água é bom para a voz?

A hidratação também colabora para a limpeza de todo o sistema digestivo, deixando as pregas vocais e a laringe mais hidratadas.

Ao contrário da hidratação, o ar condicionado pode ser prejudicial para a voz, segundo a especialista. “Quando você fica muito exposto ao ar condicionado, por exemplo, ele retira a umidade do ar. Quando ele retira essa umidade do ar, há um ressecamento de toda a mucosa.”

Bebidas geladas fazem mal para a voz?

A bebida gelada é uma questão de sensibilidade individual. Algumas pessoas podem ter pigarro e ficar com a voz mais rouca, após beber líquidos gelados, já que a temperatura é diferente da natural do corpo. O mesmo vale para as bebidas quentes.

A recomendação para não causar tanto impacto, é tentar beber líquidos mais próximos da temperatura do corpo.

Trava-línguas ajudam na dicção?

Os trava-línguas podem despertar a articulação da fala, o que ajuda na hora de pronunciar palavras mais complexas e grupos consonantais. A dicção é um fator importante para a voz “Para uma voz ser clara, ela precisa que a articulação também seja clara. Não só limpa, de boa qualidade, bem projetada, mas também com uma articulação precisa. É uma voz saudável.” diz Rosa Claudia.

Quando procurar tratamento fonoaudiólogo?

É interessante procurar um fonoaudiólogo, quando você não se sente satisfeito com a sua qualidade vocal. Assim é possível receber uma avaliação personalizada e determinar o que pode ser aprimorado e corrigido na voz para melhorar sua comunicação. A intenção do tratamento é aperfeiçoar a performance vocal e a comunicação oral de cada pessoa com menor esforço possível.

*Texto de Bianca Martins com supervisão de Gabriela Leite

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS