Olhares atentos para cada detalhe e todos em silêncio para não atrapalhar o jornal Hora do Vale, que estava no ar. Assim os alunos do colégio Embraer de São José dos Campos e Botucatu entraram na redação da TV Thathi SBT.
A Maria Clara Bolini de Oliveira Lima, tem 16 anos, Colégio Embraer Casimiro Montenegro Filho, em Botucatu, está na segunda série do ensino médio e levou quatro horas e meia para chegar em São José dos Campos. E, para ela, a viagem longa valeu a pena.
“Achei muito interessante ficar cara a cara com todos esses equipamentos e essa produção grandiosa. É uma coisa que não está no nosso dia a dia, mesmo que seja nossa vontade fazer comunicação, não é comum estar em uma TV, ver a mão na massa”, contou a adolescente, que pensa em prestar vestibular para a área de comunicação.
As alunas de São José dos Campos, Eloá Fernandes Guedes, de 15 anos, e Ana Alice de Andrade Pereira, de 16 anos, também estão no segundo ano do ensino médio e pensam em trabalhar com Jornalismo.
“Estou amando conhecer todo o estúdio, porque eu ainda não sei se vou para essa parte mais de comunicação, nas frentes das câmeras, ou se eu vou ficar operando a mesa ou, até mesmo, a própria redação em si”, contou Eloá empolgada, explicando ainda que provavelmente vai escolher a redação por afinidade com a escrita. “Sempre quis conhecer uma TV grande. É incrível”, finalizou.
A Alice faz parte da agência de comunicação do colégio e está sempre aparecendo no vídeo. Eles têm uma agência de comunicação júnior. “Que é o canal de comunicação dos alunos dentro do colégio da Embraer. A gente tenta passar o olhar de aluno para aluno e também contamos o cotidiano para as pessoas de fora [da escola]”, explicou.
“Fiquei em dúvida no começo do Ensino Médio, mas essa será a minha primeira opção de curso. Vou fazer Jornalismo mesmo”, disse, decidida.