Dia mais quente: três cidades do Vale batem recordes de temperaturas para maio

baixa umidade do ar
(Foto: Reprodução)

Maio ainda está no início, mas a onda de calor que atinge a região nesta semana fez algumas cidades baterem recordes de temperaturas máximas neste mês. Taubaté e São Luiz do Paraitinga não marcavam valores tão altos nos termômetros desde 2016. Cachoeira Paulista também bateu o recorde de temperatura de 2019.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nesta quinta-feira (2), a cidade de Taubaté chegou aos 33,4ºC, a maior temperatura registrada no mês de maio em oito anos. O último recorde havia sido registrado em maio de 2016, quando o município marcou 31,6ºC.

Cachoeira Paulista foi a cidade mais quente da região nesta quinta, quando registrou temperatura de 34ºC, sendo o maio mais quente em cinco anos. O recorde havia sido registrado pelo Inmet, em 2019, quando o município chegou aos 31,2ºC no quinto mês daquele ano.

São Luiz do Paraitinga foi outra cidade do Vale do Paraíba que bateu recorde de temperatura no segundo dia deste mês. Nesta quinta-feira, os termômetros marcaram 30,9ºC, o maio mais quente na cidade em oito anos. O mês não registrava temperaturas tão altas desde 2016, quando o município chegou aos 29,3ºC.

O Inmet registra os recordes de temperaturas máximas por mês, desde o ano 2000. Ou seja, em 24 anos, esse foi o dia mais quente já registrado nestas três cidades do Vale do Paraíba.

Confira os recordes de temperatura na região:

Taubaté

  • Recorde atual (2/5/24): 33,4ºC
  • Recorde anterior (5/2016): 31,6ºC

São Luiz do Paraitinga

  • Recorde atual (2/5/24): 30,9ºC
  • Recorde anterior (5/2016): 29,3ºC

Cachoeira Paulista

  • Recorde atual (2/5/24): 34ºC
  • Recorde anterior (5/2019): 31,2ºC

Calorão deve durar até a primeira quinzena de maio

Nos últimos dias uma onda de calor vem atingindo a faixa central do Brasil chegando a ser considerada a mais longa de 2024. No outono, a previsão, em teoria, seria de queda de temperatura, mas o que estamos vendo é o aquecimento acima da média.

A sequência de dias quentes já dura 10 dias e a tendência é que o calorão siga por mais 8 dias na região. Uma grande influência para essas temperaturas elevadas é o fenômeno El Niño que causa alterações significativas na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, influenciando o clima.

É previsto que esse período quente percorra até o dia 15 de maio no Vale do Paraíba, de acordo com o meteorologista do Climatempo.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS