Dia Mundial do Livro: autora da região fala sobre leitura e escrita

(Foto: Instagram/Sandra Guimarães)

Nesta terça-feira, 23 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Livro. O Vale do Paraíba é uma terra de escritores e poetas inspiradores que marcaram a região com histórias cheias de cultura do interior paulista. Por isso, em comemoração à data, a redação do Th Mais Vale entrevistou a escritora Sandra Guimarães, membro da Academia Joseense de Letras, para relatar a experiência do dia a dia no meio literário.

Leia mais notícias da região aqui

Atualmente, a autora tem 22 livros publicados, entre obras infantis, contos, crônicas, poesia e não ficção. Ela conta que sempre dizia que seria escritora desde menina e publicar seu primeiro livro, em 2013, trouxe uma sensação de dever cumprido.

“A Aventura de Kiko” é uma história infantil ambientada no Banhado, patrimônio imaterial da cidade de São José dos Campos. A escritora contou que a inteção foi “homenagear aquele território e a comunidade que ali vive”.

(Ilustração: Quinho Miranda)

A leitura e a escrita

A leitura é um mecanismo muito importante para formação social e cultural da criança e do jovem cidadão. Mais do que só impactar no desenvolvimento cognitivo humano, ela pode trabalhar a empatia e a interpretação de mundo, além de fortalecer os vínculos afetivos na família e na sala de aula.

Ler não é algo feito apenas com as palavras, a leitura de textos visuais, verbais, verbo-visuais está presente no cotidiano de todos. Saber diferenciar, por exemplo, um fato de uma fake news, é fundamental para o conhecimento social e político da sociedade.

A escrita é uma forma de práticar a comunicação e expressar a perspectiva pessoal sobre o que vivenciamos, seja de maneira literal ou lúdica. O que é escrito pode evidenciar o contexto sócio-cultural do autor. Mas, para Sandra a prática pode ir muito além.

“Escrever para mim, além de um hábito, é uma forma de dar voz a todas as mulheres que habitam em mim. É realizar uma catarse poética e criativa.”

Literatura no Vale do Paraíba

O Vale do Paraíba é terra natal de muitos escritores. Entre os mais conhecidos estão o poeta Cassiano Ricardo, nascido em São José dos Campos, conhecido por sua linguagem experimental e inovadora para a época. O autor foi um dos percussores do verso livre na literatura brasileira, rompendo com as formas tradicionais de métrica e rima. Além de membro da Academia Brasileira de Letras e um dos grandes nomes da literatura brasileira do século XX.

Outro renomado escritor do Vale, é Monteiro Lobato, criado em Taubaté e considerado um dos percursores da literatura infantil brasileira pela obra completa do “Sítio do Picapau Amarelo”. Ele rompe com a estética dos contos de fadas europeus, dando vida e voz a personagens do folclore brasileiro e regional.

Vários outros nomes também marcaram a região como Zenilda Lua, Christina Hernandes, Stefania Andrade, Kuba Cuesta, Poeta Moraes, Aldo Simões e Marcelo Fernandes.

Onde encontrar livros de graça?

O Portal Domínio Público do Governo Federal tem um acervo de mais de 123 mil obras disponíveis de forma gratuita. Além disso, há bibliotecas públicas em diversas cidades do Vale do Paraíba. Veja algumas delas na lista a baixo:

  • Biblioteca Pública Cassiano Ricardo – São José dos Campos: R. Quinze de Novembro, 99 – Centro;
  • Biblioteca Municipal de Taubaté – Taubaté: Parque Dr. Barbosa de Oliveira – Centro;
  • Biblioteca Municipal Macedo Soares – Jacareí: Av. Nove de Julho, 215 – Jardim Pereira do Amparo;
  • Biblioteca Pública Municipal Ver. Rômulo Campos D’Arace – Pindamonhangaba: Rua Dr. Campos Sales, 535 – Centro;
  • Biblioteca Pública Edgard Portes – Caçapava: Praça Dr. Pedro de Toledo, 136 – Vila Sao Joao.

*Texto de Bianca Martins com supervisão de José Guilherme Camargo

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS