O Dia Nacional da Cachaça é comemorado nesta quarta-feira (13/09). Popularmente conhecida como “pinga”, “branquinha”, “caninha”, cada lugar do país tem sua forma de apelidar a famosa cachaça. E a bebida feita da cana-de-açúcar é muito importante para a economia e cultura do Brasil e do Vale do Paraíba.
Leia mais notícias da região aqui
Em Caçapava, o Alambique do Antenor existe há mais de 50 anos na região. Com tradições familiares, o local é administrado por irmãos e desenvolve suas próprias cachaças, desde o corte da cana até o processo de envase da bebida. Por lá, 60% da mão de obra para produção é familiar.
A cachaça é um patrimônio do Brasil e famosa no mundo todo, atualmente, a bebida é exportada para 72 países. Sua importância é traduzida em números. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Brasil tem 1,5 mil produtores de cachaças registrados, com uma movimentação de R$ 10 bilhões na economia. Já no mercado de exportação, a bebida bateu recorde em 2022, com mais de R$ 18 milhões exportados em cachaça, maior valor dos últimos 12 anos.
Mas, alguns produtores como do Alambique do Antenor, em Caçapava, preferem manter firme o comércio local e vender seu produto artesanal para compradores da região do Vale do Paraíba. Assista a reportagem completa de Beatriz Plaça e Carlinhos Brasil.