Uma única doação de órgãos permitiu salvar até sete vidas neste ano em São José dos Campos. A captação foi realizada pelo Hospital Regional da cidade, “Dr. Rubens Savastano” (HRSJC).
Leia mais notícias da região aqui
Segundo o HRSJC, um único doador, vítima de um aneurisma cerebral que estava internado na unidade, doou coração, dois pulmões, fígado, dois rins e duas córneas. Essa foi a primeira captação de órgãos do ano no hospital. O transporte foi feito pela equipe do Helicóptero Águia, da Polícia Militar com o apoio da equipe de Bombeiros da Unidade.
O paciente apresentou a suspeita de morte encefálica, e após realizar todos os testes, foi constatado o óbito. A família foi acolhida pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), que aceitou a doação de órgãos para salvar vidas.
O HRSJC contribui com a Central Estadual de Transplantes desde 2019 e já captou oito corações, 12 pulmões, 28 fígados, quatro pâncreas, 58 rins e 388 córneas. Em 2023, o estado de São Paulo realizou o maior número de transplantes dos últimos seis anos. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, foram mais de 7,2 mil transplantes e redução de 6,5% nas recusas familiares para doação de órgãos.