Um homem de 30 anos, e outro de 27, foram presos por estarem usando uniformes e crachás falsos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Jardim Satélite, em São José dos Campos, na tarde de terça-feira (29).
De acordo com o boletim de ocorrência, a prisão foi feita pelo Grupo Tático de Apoio Motorizado (GTAM) por volta das 13h30, na avenida Cidade Jardim, após o veículo onde os homens estavam ser identificado pelas câmeras do Centro de Segurança e Inteligência (CSI).
O carro foi abordado e os suspeitos disseram aos agentes que estavam na cidade para coletar dados sobre a dengue, no entanto a equipe constatou que os dados dos crachás não condiziam com seus documentos pessoais, e o número das duas matrículas eram iguais.
Com eles, foram encontrados os crachás, que não condiziam com seus documentos pessoas. Além disso, foram apreendidos 5 celulares e folhas com dados pessoas de diversas pessoas.
Aos policias, os suspeitos disseram que eles iam até as casas das pessoas e se apresentavam como oficiais do IBGE para fazer verificações de dengue nos locais. Durante a abordagem, eles tiravam uma foto do rosto da pessoa e colhiam dados que, posteriormente, seriam utilizados para acessar aplicativos de banco das vítimas.
O caso foi registrado no 5º DP de São José. Os homens foram presos em flagrante pelos crimes de uso de documento falso, falsificação de documento público e usurpação de função pública, assim como a apreensão do veículo e de todos os objetos envolvidos.
O caso segue em investigação pela Polícia Civil.