Em evento em São José, Cemaden lança sistema que prevê riscos de deslizamentos de terra no país

Cerimônia de lançamento da plataforma aconteceu na sede da instituição, que fica no bairro Eugênio de Melo, em São José dos Campos.

Em evento em São José, Cemaden lança sistema que prevê riscos de deslizamentos de terra no país
Foto: ASCOM/MCTI

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Governo Federal, lançou, na segunda-feira (17), um sistema que busca aprimorar a previsão de risco de deslizamentos de terra no Brasil.

Leia mais notícias da região aqui.

A cerimônia de lançamento da plataforma aconteceu na sede da instituição, que fica no bairro Eugênio de Melo, em São José dos Campos. O evento contou com a participação da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do ministro das Cidades, Jader Filho.

Batizada de GeoRisk, a ferramenta é capaz de gerar previsões mais precisas e antecipadas sobre riscos de deslizamentos de terra, utilizando modelos numéricos de previsão meteorológica e dados históricos de chuva. De acordo com o Cemaden, isso garantirá análises mais confiáveis para que os desastres sejam evitados.

Entre os resultados do novo sistema apresentados no evento, destaca-se um aumento de 13% na taxa de detecção de ocorrências de deslizamentos e de 15% na taxa de acerto das análises de risco, quando comparado com os métodos tradicionais. Além disso, o sistema foi capaz de detectar 90% dos principais desastres associados a deslizamentos de terra.

A plataforma, além de auxiliar a Defesa Civil, será pública.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS