O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Governo Federal, lançou, na segunda-feira (17), um sistema que busca aprimorar a previsão de risco de deslizamentos de terra no Brasil.
Leia mais notícias da região aqui.
A cerimônia de lançamento da plataforma aconteceu na sede da instituição, que fica no bairro Eugênio de Melo, em São José dos Campos. O evento contou com a participação da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do ministro das Cidades, Jader Filho.
Batizada de GeoRisk, a ferramenta é capaz de gerar previsões mais precisas e antecipadas sobre riscos de deslizamentos de terra, utilizando modelos numéricos de previsão meteorológica e dados históricos de chuva. De acordo com o Cemaden, isso garantirá análises mais confiáveis para que os desastres sejam evitados.
Entre os resultados do novo sistema apresentados no evento, destaca-se um aumento de 13% na taxa de detecção de ocorrências de deslizamentos e de 15% na taxa de acerto das análises de risco, quando comparado com os métodos tradicionais. Além disso, o sistema foi capaz de detectar 90% dos principais desastres associados a deslizamentos de terra.
A plataforma, além de auxiliar a Defesa Civil, será pública.